De setembro a novembro de 2024, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove os Seminários Macrorregionais de Preparação para o Período Sazonal das Arboviroses de 2024/2025. Em Alfenas, o evento foi realizado nos dias 10 e 11/10.

O seminário reuniu profissionais da gestão, vigilância, assistência, mobilização e controle vetorial no primeiro dia. No segundo dia, estiveram presentes os médicos e enfermeiros da assistência.

A diretora de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Marcela Ferraz, ressaltou que os seminários macrorregionais de arboviroses estão sendo realizados para promover o diálogo próximo com os municípios nesse período sazonal de dengue, chikungunya e zika que se inicia em dezembro, trazendo assuntos importantes como: controle vetorial, assistência ao paciente, vigilância e comunicação e mobilização social ”, afirmou a diretora.

Marcela colocou ainda, “que os seminários são espaços de trocas de experiências entre os técnicos municipais, onde podem adquirir novos conhecimentos e retornar aos seus territórios colocando-os em prática durante o período sazonal”.

Seminário Arboviroses em Alfenas - Foto: SRS Alfenas

Sandra Rodrigues, referência em arboviroses da SRS Alfenas, disse que “as arboviroses nunca devem sair de pauta, pois elas podem ocorrer em qualquer época do ano, já que vivemos em regiões quentes e os criadouros estão sempre ao nosso redor, uma vez que o mesmo vetor é responsável por várias doenças (dengue, chikungunya, zika e febre amarela)”..

A equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Alfenas, acompanha a ocorrência de casos, mantém suas atividades de rotina de apoio aos municípios, e intensifica ações quando percebe alteração nos indicadores de saúde. “Com a colaboração da população e de toda sociedade, esperamos reduzir a infestação do Aedes, diminuindo o adoecimento da população”, disse a referência.

O II Seminário Regional de Arboviroses – Macro Sudoeste é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da SRS Alfenas, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMSMG) e secretarias municipais de Saúde.

Por SRS Alfenas