De 8 a 10 de outubro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina promoveu um evento estratégico para o fortalecimento das ações de vigilância ambiental nos municípios da região. O encontro reuniu referências técnicas dos 31 municípios que integram a regional para debater a implementação de políticas públicas voltadas à saúde ambiental.
O evento abordou temas fundamentais, começando com a discussão da Resolução SES/MG nº 9.528/2024, que estabelece diretrizes para a execução de ações voltadas à saúde ambiental. Foram apresentados panoramas gerais dos principais programas em vigor, como o VigiAgua, que visa garantir a qualidade da água consumida pela população, e o Vigidesastres, focado na prevenção e mitigação de riscos ambientais relacionados a desastres naturais.
Também foram realizadas oficinas técnicas para capacitar os participantes no enfrentamento de desafios típicos de períodos de seca e chuvas intensas, temas recorrentes na região. Durante as oficinas, os participantes compartilharam experiências e adquiriram novas habilidades para aprimorar a execução das ações de vigilância em seus municípios. A troca de conhecimentos foi um ponto alto, permitindo a atualização das práticas e o desenvolvimento de estratégias conjuntas entre os participantes.
Segundo Karen Siqueira, referência técnica da Vigilância Ambiental da SRS Diamantina e responsável pela capacitação, o evento foi uma oportunidade essencial para discutir a nova Resolução e promover o alinhamento regional. "Além de traçar um panorama da situação atual nos municípios, as oficinas trouxeram à tona questões práticas, como o gerenciamento de desastres e a elaboração de planos de ação para o Programa VigiAgua", afirmou Karen.
Para Denise Aparecida Morais, referência técnica da Vigilância Ambiental de Carbonita, a capacitação foi muito oportuna e veio na hora certa. "Eu sou nova na vigilância, e tudo o que envolve esse trabalho ainda é um desafio. Após esses três dias, sinto que meu conhecimento se ampliou bastante, principalmente pela oportunidade de conhecer os outros profissionais da área que atuam no território", comentou Denise.
Camila Magalhães Silva, coordenadora e fiscal da Vigilância Sanitária de Turmalina, também elogiou a capacitação, ressaltando a importância da parte prática. "A troca de experiências nos grupos e a elaboração dos planos foram essenciais para consolidar o aprendizado. Saímos mais preparados para desenvolver as ações em nossos municípios. Esse apoio da Regional é fundamental para que possamos lidar com desastres naturais, como seca e alagamentos, que afetam Minas Gerais. A vigilância ambiental está crescendo e se fortalecendo com esse suporte", ressaltou Camila.
“Acreditamos que a capacitação atingiu o seu objetivo de fortalecer a rede de vigilância ambiental na região e preparou os profissionais para enfrentar os desafios de seus municípios”, ressaltou Nara Cristina, coordenadora da Vigilância Sanitária da SRS Diamantina.