Servidores da Coordenação de Gestão e Finanças (CGF) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas participaram, nesta quarta-feira (9/10), de um treinamento relacionado ao Projeto de Capacitação Regional, que é de iniciativa da Superintendência de Planejamento e Finanças da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Diretoria de Contabilidade e Finanças. Este projeto visa aproximar e alinhar os procedimentos executados em nível central e nas Regionais de Saúde, padronizando práticas e proporcionando maior transparência nas execuções.
Dentre os assuntos abordados estão Relatório de Conformidade Contábil, Dívida Flutuante e o Perfil de Servidor para a Composição da Comissão de Inventário.
O Relatório de Conformidade Contábil diz respeito à garantia de que as práticas contábeis estejam conforme as normas e regulamentos vigentes, essencial para a transparência e a precisão dos dados financeiros, tornando assim, relatórios bem elaborados que oferecem uma visão clara da situação financeira que auxilia na tomada de decisões.
“O servidor Danilo Magalhães Ferreira Filho, da Diretoria de Contabilidade e Finanças da SES-MG, conduziu o treinamento e salientou que “o balanço da prestação de contas deve ser o mais próximo de um espelho da realidade”ao mencionar a dívida flutuante, referente à baixa dos itens de consumo ou medicamentos do almoxarifado. Afinal a dívida flutuante diz respeito à gestão dos passivos de curto prazo, que são obrigações financeiras de uma empresa que devem ser pagas em até um ano, pois impactam significativamente na liquidez e na estabilidade financeira da secretaria como um todo.
Após abordarem estes dois primeiros temas, foi tratado sobre o perfil do servidor para compor a Comissão de Inventário.
O treinamento teve por finalidade a padronização nos lançamentos contábeis de toda a SES-MG, com busca ativa de transparência em todos os processos, principalmente na prestação de contas.