Cinco profissionais e três estagiárias das coordenadorias de Vigilância Epidemiológica e de Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciam no dia 30/9 a participação no curso de Comunicação de Risco para Emergências em Saúde Pública que pela primeira vez será ministrado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (Profesp). As profissionais também atuam no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

A coordenadora do Cievs e da vigilância em saúde na SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que o curso, com carga horária de 20 horas, ministrado online, “objetiva capacitar profissionais para uma comunicação de risco planejada e de acordo com as necessidades das comunidades afetadas por emergências em saúde pública. Isso inclui a ocorrência de desastres, epidemias e pandemias”.

A capacitação é direcionada a profissionais de nível superior que atuam em órgãos públicos de saúde e em instituições que trabalham direta ou indiretamente em emergências de saúde pública nas esferas acadêmica, administrativa ou técnica.

Foto: SRS Montes Claros

Segundo o Ministério da Saúde, durante o curso “os participantes aprenderão a aplicar a comunicação de riscos em emergência de saúde pública de acordo com princípios e diretrizes das políticas de vigilância”. Também serão orientados “a identificar e lidar com fatores impeditivos da comunicação de risco e a adaptar a comunicação para diferentes tipos de emergência”.

O curso também abordará a articulação com a imprensa; a utilização de diversos canais e estratégias eficazes para cenários variados, além de como estabelecer ações nos principais meios de divulgação conforme a tipologia da emergência em saúde pública e a elaboração de um plano de comunicação de risco.

O Serviço

O Cievs Regional de Montes Claros foi instalado em agosto de 2023, numa iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

“O objetivo do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde é fortalecer a troca de experiências com as instituições e aprimorar as ações de monitoramento e notificação de problemas de saúde que possam causar riscos a um grande número de pessoas. Esse monitoramento é de fundamental importância para que os municípios, o estado e o Ministério da Saúde possam tomar as decisões em tempo oportuno, reduzindo com isso os danos à saúde da população”, pontua Agna Menezes.

Por Pedro Ricardo