A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CISEVMJ), promoveu uma reunião com os municípios, na quinta-feira, 19/9, no auditório do consórcio, em Teófilo Otoni, para falar sobre a utilização dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drones, na vigilância epidemiológica das arboviroses.

Os VANTS serão utilizados para auxiliar no controle da proliferação do mosquito aedes aegypti em todo o estado de Minas Gerais. Essa é mais uma das estratégias lançadas pelo Governo de Minas, por meio da Resolução nº 9.035, de 26 de setembro de 2023, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para o enfrentamento das arboviroses. “Essa ferramenta irá auxiliar os trabalhos das equipes de campo dos municípios que já trabalham de forma exaustiva e comprometida nos territórios” declarou o dirigente da SRS de Teófilo Otoni, Leonardo Figueiredo.

Foto: Déborah Ramos Goecking

A referência técnica da pasta no âmbito da Regional, Rosiane Pessoa Teixeira, explica que o drone fará a captação de imagens por meio de um mapeamento no município, com o objetivo de identificar possíveis focos do mosquito aedes aegypti em lugares de difícil acesso para os Agentes de Controle de Endemias (ACE’s). “A partir desse monitoramento, serão elaborados relatórios para os gestores de saúde e as equipes municipais que trabalham com as endemias, para que possam fazer o tratamento quando for necessário, que é jogar o larvicida - utilizando o drone - naquele lugar onde o ACE não consegue acessar”, pontuou Rosiane.

Conforme a Resolução nº 9.035, foi repassado o valor de R$ 408.332,49 ao CISEVMJ, para a contratação desse serviço, que irá atender aos 31 municípios de abrangência da Regional de Saúde. Já o município de Teófilo Otoni fará a gestão direta do recurso recebido pelo Estado, no valor de R$ 156.564,40. Isso ocorre em razão do município ter mais de 100 mil habitantes, conforme prevê a resolução.

A empresa TJ consultoria e Projetos Ltda foi a contratada pelo consórcio para fazer a locação dos drones. Segundo a Gestora de Contratos do CISEVMJ, Mariana Leal Oliveira, a empresa também fará o mapeamento das áreas prioritárias indicadas pelos municípios e o treinamento de como operacionalizar as informações fornecidas pelo mapeamento dos drones com a equipe dos ACES’s.  “Juntamente com Estado, regional de saúde e os municípios, o consórcio vem aliando esforços e tecnologia para que a gente possa fazer uma prevenção mais efetiva das arboviroses”, declarou Mariana.

A Resolução SES/MG nº 9.035 ainda prevê o mapeamento de 30% da área urbana do município. Rosiane Pessoa Teixeira explica que essa estratégia está em fase de implementação. “Posteriormente será feita uma avaliação dos indicadores que apontam os impactos gerados com a adoção dessa estratégia na saúde pública”, ressaltou a referência técnica.

Por Déborah Ramos Goecking