Quais os temas de saúde que a população tem maior interesse? Como preparar os porta-vozes para conceder entrevistas? Como ser assertivo na divulgação das informações para o público de interesse da instituição, como: os próprios servidores, pacientes da Farmácia de Minas, instituições de ensino e demais órgãos públicos como Secretarias Municipais de Saúde, prefeituras, Câmara de Vereadores, Ministério Público e Defensoria Pública?

Buscando entender as respostas para estes e outros questionamentos para nortear a construção do Plano de Comunicação e Mobilização Social de cada Unidade Regional de Saúde (URS), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou o projeto Rotas Saúde em Pauta. Serão sete grandes momentos que contemplarão as 28 URSs. A primeira oficina ocorreu em Uberlândia, nos dias 18 e 19 de setembro, e contou com a participação do Triângulo Mineiro e Noroeste, que abrange cinco Regionais: Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Patos de Minas e Unaí.

Presente na condução dos trabalhos, a coordenadora do Núcleos de Mobilização Social e Assessorias de Comunicação Social das Regionais da Assessoria de Comunicação Social da SES-MG, Priscilla Fujiwara, destaca que a oficina Saúde em Pauta é parte integrante do Planejamento Estratégico da SES-MG e priorizará as ações regionais comunicacionais a serem desenvolvidas nos próximos dois anos.

Foto: Lilian Cunha

“Antes da oficina, fizemos um planejamento prévio, com a parte de diagnóstico e aplicação de pesquisa, considerando que cada região tem um característica. O momento presencial repassa as informações técnicas e tem a parte prática, com treinamento e participação coletiva. A próxima etapa é a consolidação e implantação dos cinco Planos de Comunicação e Mobilização de cada regional”, explicou a coordenadora.

O superintendente regional de Saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, ressaltou que não são apenas os técnicos beneficiados com as oficinas realizadas, e sim uma população de 87 municípios. “O objetivo é fortalecer o trabalho da comunicação institucional e, consequentemente, melhorar nosso relacionamento com os públicos, de forma qualificada e ampla”.

Treinamento de porta-vozes

“Eu comunico, tu comunicas, nós comunicamos”. Vou ser entrevistado por um veículo de comunicação, o que faço? A razão de ser porta-voz, a  responsabilidade, os tipos de entrevista e como se preparar e enfrentar as crises. Cerca de vinte pessoas, entre os dirigentes e técnicos das equipes de vigilância e assistência participaram do treinamento para entrevistas. Uma dessas pessoas foi a superintendente regional de saúde de Patos de Minas, Maíra Lemos de Castro, que disse que “as dicas repassadas e as análises das entrevistas simuladas desmistificam o atendimento da imprensa para sermos fontes de reportagens gravadas e ao vivo. Saímos daqui mais preparados para darmos informações sobre saúde pública para a imprensa de maneira mais clara para a população”, comentou Castro.

Cafezin, Saúde e Prosa

Um momento especial da oficina foi o bate-papo entre a equipe de saúde estadual e a imprensa regional. O Grupo Paranaíba, que abrange mais de cem municípios do Triângulo, Noroeste e Sul de Minas, foi um dos veículos que esteve presente, sendo representado pelo jornalista Victor Fernandes.

Ele destacou a importância da aproximação dos veículos de comunicação com os órgãos públicos. “Os nossos produtos noticiosos dependem de informações e, ao participar de um evento que esclareça as dúvidas, é mais fácil de compreender e refletir o que é a Unidade Regional de Saúde (URS). Temos um bom relacionamento com a URS Uberlândia, com os porta-vozes. O encontro proporciona um alinhamento para que a informação chegue à população de forma mais efetiva e melhor e esta é a nossa meta”, refletiu Fernandes.

Na oportunidade, foi lançada a Comunidade “Saúde em Pauta” da SES-MG para o Whatsapp. Os veículos de comunicação integrantes do grupo terão acesso ao conteúdo estadual e regionalizado (que pode ser acessado por URS de interesse). Pela rede social, os jornalistas recebem os avisos de pauta, newsletter, matérias, fotos, vídeos e demais conteúdos de saúde pública produzidos institucionalmente.

Foto: Lilian Cunha

Plano de Comunicação e Mobilização Social

A metodologia “World Café”, que incentiva o processo criativo para fomentar o diálogo colaborativo entre os participantes, foi a estratégia utilizada no segundo dia da oficina. Célia Regina de Freitas Jacob, coordenadora de Regionalização da Gerência Regional de Saúde de Uberlândia, avalia como positiva a discussão. “Vamos aproveitar experiências de outras regionais de saúde e aplicar na nossa unidade. Mapeamos também as ideias que foram discutidas e aprimoramos em conjunto. Estamos motivados a rever nossas ações, bem como colocar em prática a proposta central levantada por todos”, finalizou Jacob.

Por Lilian Cunha e Vitória Caregnato (estagiária sob supervisão)