A Escola de Saúde do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), vai realizar uma série de webinários para abordar o Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. A primeira edição, marcada para o dia 25/9, às 14h, terá como tema "Conselhos de Saúde – organização e funcionamento" e será realizada por meio da plataforma Zoom. O evento contará com a participação de Ederson da Silva, ex-presidente do CESM-G, que abrirá o debate. Para participar, é preciso se inscrever previamente por meio do formulário disponível aqui.

A série de webinários é uma das ações que integram o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a ESP-MG e o CES-MG. O Acordo formaliza a estratégia de educação permanente conjunta voltada para o fortalecimento do Controle Social do SUS no estado. A parceria conta ainda com mais duas ações: a formação de pessoas ativadoras do controle social e a realização de cursos presenciais de formação de pessoas conselheiras municipais de saúde a serem realizados em diferentes regiões de Minas Gerais.

A formação de pessoas ativadoras do controle social começou em 2022, por meio de um projeto piloto. Na oportunidade, foram oferecidas 50 vagas, priorizando duplas de conselheiros de cada município. Ao todo, o curso recebeu 210 inscrições de 110 municípios mineiros, abrangendo 61 microrregiões e 14 macrorregiões de saúde.

Já em relação ao curso de formação de conselheiros municipais de saúde, as oficinas de qualificação estão sendo planejadas para pactuar diretrizes e atualizar o material didático.

Programe-se!

Os webinários são rodas de conversas focadas em temas demandados pelo CES-MG a partir de contatos dos conselhos municipais de saúde. Os encontros serão mensais e estão agendados até o fim do ano.

O próximo webinário já tem data e tema definidos: no dia 30/10, vamos debater o tema "Instrumentos de Gestão – planejamento, monitoramento e avaliação", com Dorian Smarzaro, Analista Técnico na Coordenação de Gestão dos Instrumentos de Planejamento no SUS, do Ministério da Saúde.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, basta enviar e-mail para cppgs.espmg+webin@gmail.com.

SERVIÇO:
Webinário: "Conselhos de Saúde – organização e funcionamento".
Data: 25 de setembro de 2024
Local: Plataforma Zoom