A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, por meio da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS) da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, em parceria com as demais Coordenações da Regional, realizou, no dia 18 de setembro, no auditório Gilberto Campos de Oliveira, o 1º Workshop de “Atenção à Assistência ao Pré-Natal na Atenção Primária”. O evento foi organizado a partir das discussões do Comitê Regional de Enfrentamento à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal e teve como objetivo capacitar profissionais da Atenção Primária à Saúde dos 25 municípios da região.

Workshop contou com a participação dos municípios da região de Pedra Azul - Foto: Allan Gomes Campos

Entre os participantes estavam médicos, enfermeiros e coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS). Durante o evento, foram discutidos temas como o acompanhamento longitudinal do pré-natal, uso de medicamentos durante a gestação, manejo de gestações de alto risco, pré-natal odontológico, imunização, direitos sociais da gestante, além de questões relacionadas aos Comitês de Mortalidade Materno, Infantil e Fetal e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A enfermeira obstetra do Hospital Deraldo Guimarães (HDG) de Almenara, Quésia Mota Aguiar Alves, abordou a importância do diagnóstico precoce e da humanização do cuidado durante o acompanhamento pré-natal. Posteriormente, a Coordenadora da Assistência Farmacêutica da GRS Pedra Azul, Ana Carolina Rodrigues Chaves, destacou o uso racional de medicamentos na gestação. A cirurgiã-dentista do município de Jequitinhonha, Emanuele Martins, abordou a saúde bucal das gestantes e dos bebês, enquanto que a enfermeira obstetra, Gercielma de Oliveira Lima, da Coordenação de Vigilância em Saúde (CVS) e referência técnica do Programa IST/HIV/HV na CVS, tratou das gestações de maior complexidade e o manejo clínico de ISTs na gestação e as formas de prevenção. “Abordamos assuntos sensíveis ao Pré natal na Atenção Primária à Saúde, como IST’s/ HIV/ HV e Síndromes hipertensivas na gestação e diabetes gestacional, situações clínicas que geram consequências graves à gestante e ao bebê”, ressaltou a enfermeira. “O diagnóstico precoce e o manejo correto dessas condições reduz consideravelmente o risco de morte materna, fetal e infantil”, orientou Gercielma.

Quésia Mota Aguiar Alves, enfermeira obstetra - Foto: Allan Gomes Campos

Outros temas abordados incluíram a imunização durante a gestação, com Lavínia Mesquita, referência técnica em imunização da GRS Pedra Azul, e os direitos sociais das gestantes, tema conduzido por Jokasta Quaresma Sena Ruas, assistente social e referência em Mortalidade Materna, Infantil e Fetal da CRAS. Por fim, Davidson Rodrigues Castro, referência técnica em investigação de óbitos da NUVEPI (Núcleo de Vigilância Epidemiológica), tratou do funcionamento dos Comitês de Mortalidade e da importância das investigações de óbitos.

Segundo Jokasta Quaresma Sena Ruas, organizadora do evento, o objetivo é que haja uma continuidade nas ações de capacitação que são realizadas pela Regional de Saúde de Pedra Azul. “Nossa intenção é darmos continuidade ao projeto, com a capacitação contínua de profissionais da saúde, visando a redução das taxas de mortalidade materna, infantil e fetal na região”, disse Jokasta.

O diretor da Regional de Saúde de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, destacou a importância do evento para o fortalecimento da Atenção à Assistência ao Pré-Natal na Atenção Primária. “Cada tema abordado aqui, desde o diagnóstico precoce até o manejo de gestações de alto risco, reforça nosso compromisso com a redução das taxas de mortalidade materna, infantil e fetal. Continuaremos promovendo ações como esta, pois acreditamos que o conhecimento transforma a realidade da nossa saúde pública”, enfatizou o diretor Marcelo.

Por Allan Gomes Campos