Mais um importante passo foi dado em relação ao enfrentamento da Mortalidade Materna na macrorregião de Saúde Jequitinhonha com a realização do "1º Simpósio sobre Mortalidade Materna do Vale do Jequitinhonha". O evento, promovido pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina reuniu, na última quinta-feira, 5/9, em Diamantina, cerca de 150 profissionais de saúde da região, entre eles médicos e enfermeiros.

A programação do simpósio contou com uma série de atividades. Pela manhã, foram realizadas palestras sobre vigilância da mortalidade materna, estratégias para redução de riscos e cuidados obstétricos de urgência. À tarde, foram realizadas oficinas práticas, incluindo simulações de manejo de complicações obstétricas, como hemorragias pós-parto e atendimento a emergências hipertensivas. O evento também contou com espaço para discussão de casos clínicos e a troca de experiências entre os profissionais presentes.

12.09.2024-Simpósio sobre Mostalidade Materna1-Ricardo Maciel

Élida Leite, referência técnica regional do óbito da SRS Diamantina, ressaltou a qualidade e a relevância do conteúdo abordado no simpósio. "Tivemos a participação de médicos e estudiosos que trouxeram um conteúdo extremamente relevante. Foi um momento de aprendizado muito rico e acredito que saímos daqui com profissionais mais preparados para lidar com essas emergências. Esperamos que o conhecimento adquirido seja aplicado no dia a dia, contribuindo para melhorar a qualidade do atendimento no território", afirmou Élida.

A expressiva participação dos profissionais de saúde da região, com representantes de todos os 31 municípios da nossa jurisdição e cerca de 100 servidores da saúde mobilizados foi ressaltada por Kesley Duarte de Jesus, secretário-executivo do Comitê Regional da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal da macrorregião de Saúde Jequitinhonha. “Isso reflete o trabalho de sensibilização realizado junto aos gestores municipais, que viabilizaram a presença desses profissionais em um evento fundamental para fortalecer a rede de assistência às gestantes e puérperas".

12.09.2024-Simpósio sobre Mostalidade Materna1-Amanda Cruz

Próximas etapas do Projeto Estratégico Regional
O Projeto Estratégico de Enfrentamento à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Macrorregião Jequitinhonha avança para as próximas etapas, que incluem a produção de um boletim macrorregional com dados assistenciais e epidemiológicos das oficinas realizadas nas microrregiões entre os meses de junho e agosto. Este boletim será apresentado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2024, em novembro.

Em seguida, está prevista a elaboração de um manual de orientação para gestores e profissionais de saúde, com lançamento programado para a primeira CIB de 2025. O manual servirá como guia para o planejamento das ações no território. Até 2026, o projeto prevê o acompanhamento e monitoramento das ações realizadas, garantindo que as estratégias adotadas estejam alcançando os resultados esperados e permitindo ajustes necessários para reduzir as taxas de mortalidade na região.

Por Ricardo Maciel / Fotos: Ricardo Maciel e Amanda Cruz