A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, mediante direcionamento da Coordenação da Vigilância em Saúde, iniciou nesta quarta-feira (4/9), a avaliação do Programa VigiMinas, um marco importante para o setor da vigilância, que pode se tornar uma política pública de saúde continuada no estado. Na avaliação será verificada a execução das atividades propostas pelos municípios nos seus respectivos Planos Municipais de Investimento.

O VigiMinas é o Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde que visa fortalecer o planejamento, a gestão e a execução das ações de Vigilância em Saúde desenvolvidas pelo Estado e pelos Municípios. O objetivo do programa é implementar o Sistema Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais (SEVS-MG). A gestão desse programa é de competência da Assessoria da Subsecretaria de Vigilância em Saúde.

05.09.2024-VigiMinas1-Luciana Veloso

O programa contemplará três períodos de monitoramento, podendo se tornar uma política pública de saúde continuada no estado. No momento, o período avaliatório contemplará atividades planejadas para os meses de maio a agosto de 2024.

Diane Menezes, coordenadora da Vigilância em Saúde regional destacou que “chegamos em uma etapa importante e enriquecedora para o Programa VigiMinas, que é a verificação da execução das atividades propostas pelos municípios nos seus respectivos Planos Municipais de Investimento”.

Sendo essa uma fase de avaliação, também é um momento importante de diálogo, orientação e alinhamento para apropriação da política e efetividade na execução do sistema de vigilância em saúde nos seus respectivos territórios. A coordenadora afirma que “é notório que o programa representa ferramenta fundamental para promover e ampliar a eficiência das ações na nossa região de saúde”.

05.09.2024-VigiMinas2-Luciana Veloso

Para Flávia Rocha, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, durante a primeira avaliação dos indicadores do Programa, foi possível identificar os avanços e desafios enfrentados pelos municípios da microrregião de Saúde de Pirapora na execução das ações planejadas. “Foi o momento oportuno para alinhamento e readequação do cronograma, para sanar as principais dúvidas e organizar os processos de trabalho para garantir que o objeto do programa seja efetivamente cumprido”, disse a coordenadora.

Eliane Maragon, fiscal municipal da Vigilância Sanitária do município de Pirapora, ressalta que a iniciativa de implementação do Programa VigiMinas representa a uniformização das ações em Vigilância em Saúde, oferecendo crescimento da Vigilância em Saúde com segurança e maior organização. De acordo com Eliane, “a implementação do programa inclusive possibilita um melhor planejamento e execução das ações e garante tranquilidade ao trabalhador do setor, o que pode ser nitidamente comprovado pelo primeiro monitoramento realizado hoje na regional de saúde de Pirapora”.

Por Gerência Regional de Saúde de Pirapora / Fotos: Luciana Veloso - GRS Pirapora