A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou nesta semana, na microrregião de Saúde de Janaúba/Monte Azul, a implementação de projeto de zoneamento da vigilância ambiental envolvendo os 54 municípios que compõem a sua área de atuação. A proposta que havia sido apresentada em julho, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), foi compartilhada nesta terça-feira, (3/9), com os coordenadores municipais de Vigilância Ambiental durante encontro realizado em Janaúba. Representando a SRS participaram as referências técnicas Valdemar Rodrigues dos Anjos e Bartolomeu Teixeira Lopes.

“O objetivo é ampliar o relacionamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com os municípios, por meio da melhora da qualidade dos trabalhos de vigilância ambiental e, consequentemente, da saúde da população”, explica Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS.

A área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde, composta por sete microrregiões, foi dividida em quatro regiões que passam a ter como responsável uma referência técnica da SES-MG. Mensalmente os técnicos, que trabalham com diversos programas, participarão de reuniões com representantes de todos os municípios objetivando avaliar o planejamento dos trabalhos, além de reforçar o acompanhamento das ações.

03.09.2024-Reunião Vigilância Ambiental em Janaúba-SRS Montes Claros

Também mensalmente as referências técnicas vão compartilhar as informações colhidas nas microrregiões em encontros com todos os técnicos e gestores das coordenadorias de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde da Superintendência Regional, objetivando avaliar as necessidades de intervenções em situações que exijam maior atenção.

“A proposta é viabilizarmos uma troca de experiências de forma mais constante entre os municípios e a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do compartilhamento de possíveis dificuldades encontradas para o andamento dos trabalhos de campo e troca de informações sobre as ações executadas. Com isso, teremos condições de acelerar os trabalhos de vigilância ambiental que incluem, entre outras ações, a prevenção e o enfrentamento às arboviroses (dengue, chikungunya, zika); febre amarela e doença de Chagas, entre outros agravos de importância para a saúde pública”, pontua Agna Menezes.

A coordenadora entende que “com o aprofundamento do conhecimento das realidades de cada localidade, por meio de visitas mensais, será possível à Superintendência Regional de Saúde e às próprias secretarias municipais reforçarem o planejamento e a estruturação de ações voltadas para um melhor aprimoramento dos serviços de vigilância ambiental”.

A divisão das microrregiões ficou definida da seguinte forma, com as seguintes referências técnicas: Janaúba/Monte Azul – 15 municípios – (Bartolomeu Teixeira Lopes); Montes Claros e Coração de Jesus – 11 municípios – (Antônio Pereira Alves); Francisco Sá e Salinas – 12 municípios – (Ronildo Barbosa); Bocaiuva e Taiobeiras – 16 municípios – (Ildenir Meireles).

Por Pedro Ricardo / Foto: SRS Montes Claros