Em encontro realizado nesta sexta-feira (30/8), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, por iniciativa e organização da Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF), abordou o cuidado e o alinhamento regional referentes à assistência farmacêutica.  A reunião foi direcionada aos farmacêuticos municipais, que também puderam participar de palestras com temas relevantes, como protocolo clínico de dislipidemias e diabetes mellitus tipo I e II, medicamentos estratégicos, armazenamento de medicamentos, indicadores de monitoramento, entre outros.

O médico palestrante Everton Edjar Atadeu da Silva abordou os protocolos clínicos de dislipidemias, que são caracterizadas pela presença de níveis elevados de lipídios, ou seja, gorduras no sangue. Ele fez uma observação que a presença de hiperlipedemia (altos níveis de gordura na corrente sanguínea) ou hipertrigliceridemia (níveis elevados de triglicerídeos no sangue) podem ser fator de risco para doenças cardiovasculares e pancreatite. Ao analisar casos clínicos específicos, o farmacêutico destacou a importância da abordagem terapêutica. Para ter uma conduta adequada no tratamento do usuário, “o profissional precisa entender a rotina e os hábitos do paciente para entender os resultados de exames”.

03.09.2024-Assistência farmacêutica1-Thalia Oliveira

Medicamentos estratégicos são destinados a agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico, ou que acometem populações vulneráveis, das doenças tratadas estão hanseníase, tuberculose, leishmaniose, sífilis e toxoplasmose gestacional. Além dos indicadores e os Protocolos Clínicos de Diabetes Mellitus Tipo I e II foram temas apresentados pelo coordenador da Assistência Farmacêutica, Flávio César Thiago. Ele enfatizou a importância de ter atenção na avaliação de casos novos, visando corrigir eventuais erros de prescrição e dispensação de medicamentos.

O cuidado farmacêutico com os pacientes diabéticos tipo 1 também foi enfatizado, assim como a importância de divulgar os critérios de elegibilidade para adquirir a insulina glargina, que é uma é uma insulina humana análoga com baixa solubilidade em pH neutro usada para tratamento de diabetes tipo I e II no SUS. “Divulgar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs) para os médicos e a equipe da Atenção Primária em Saúde (APS) possibilita maior agilidade para avaliação dos processos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), tornando a jornada do paciente mais branda para adquirir o medicamento”, enfatiza Flávio Thiago.

03.09.2024-Assistência farmacêutica2-Louise Santos

Como 16 municípios de jurisdição da SRS Patos de Minas já são descentralizados, o armazenamento dos medicamentos foi assunto tratado pela referência técnica do Componente do Componente Especializado da CAF, Thaís Cristina de Lima. “Alguns municípios chegam com gelox fragmentado (substitui o gelo comum), termômetros sem funcionamento, caixas de isopor inadequadas, isso compromete a estabilidade do medicamento durante o transporte” enfatiza Thaís.

Outro ponto importante relacionado à questão farmacêutica é a triagem de processos. A referência da Coordenação de Assistência Farmacêutica, Adriene dos Reis Alves, ressaltou a importância do cuidado na montagem do processo com o intuito de evitar devoluções. Foram explanadas razões de erros de montagem de processos do CEAF pelos municípios, ocasionando atrasos na avaliação de processos e tornando a jornada do paciente mais árdua para adquirir o medicamento.

Na oportunidade, foi pactuado com os farmacêuticos a melhoria dos indicadores da Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e Resolução SES/MG nº 8428 (Farmácia de Minas), que, além de promover e melhoria da qualidade de vida da população, sobretudo as consultas e palestras farmacêuticas, geram recursos financeiros para os municípios investirem na própria assistência.

Por Thalia Fernandes de Oliveira / Fotos: Thalia Fernandes de Oliveira e Louise Santos