O monitoramento dos planos de ação e investimento para combater as Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) foi apresentado na reunião técnica promovida pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano no dia 27/8, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano. A reunião contou com a participação de profissionais da saúde dos municípios da Regional e teve como objetivo estabelecer uma rede de assistência às vítimas de violência e acidentes.

De acordo com Michelle Cristina Batista, referência técnica do Núcleo de Epidemiologia Especialista em Políticas e Gestão da Saúde (EPGS) da SRS, foram feitos monitoramentos e orientações em relação ao tempo de vigência do plano. Segundo a referência técnica do Núcleo de Epidemiologia Especialista em Políticas e Gestão da Saúde (EPGS) da REgional, todas as três resoluções vinculadas às DANTs vencem em dezembro de 2024.

03.09.2024-Doenças e agravos não trasmissíveis - Gabriel Barroso

As resoluções instituem o repasse de incentivo financeiro para fortalecimento da Vigilância de Acidentes de Trânsito e Violências, estruturação da Vigilância das Doenças e Agravos não transmissíveis e a implantação dos Núcleos Intersetoriais da Prevenção da Violência e Promoção da Paz em Minas Gerais.

A referência técnica Michelle Cristina Batista explicou que, quando o Estado financia essas ações por meio das resoluções,o propósito é possibilitar à população um melhor acesso à rede de assistência. “O objetivo de utilizar o dinheiro do Estado é fornecer uma melhor assistência, implantar um trabalho de prevenção das violências e dos acidentes, estabelecer um fluxo onde o paciente entre nas redes de assistência e não fique marginalizado e fora da rede por conta da falta de conhecimento que existe aquela alternativa”, detalhou.

Por Gabriel Barroso - Estagiário sob supervisão / Foto: Gabriel Barroso