A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni promoveu uma reunião técnica para discutir as ações relacionadas à tuberculose na quarta-feira, 28/8, na Fundação Educacional Nordeste Mineiro (Fenord), em Teófilo Otoni. O objetivo é reforçar a busca ativa de casos suspeitos da doença para realização de diagnóstico e tratamento. O encontro contou com a participação de médicos, coordenadores de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde (APS), referências técnicas da Assistência Farmacêutica e da Tuberculose que atuam na rede pública de saúde dos 32 municípios pertencentes à área de abrangência da unidade regional.

A reunião faz parte de um conjunto de ações implementadas pela SRS Teófilo Otoni para auxiliar os municípios no controle da doença. Em 2023, a equipe técnica do Núcleo da Vigilância Epidemiológica da unidade e do laboratório Macrorregional iniciou o projeto “Educação Descentralizada em Saúde: Estratégia para alcance do diagnóstico precoce e controle da tuberculose”, no qual foram realizadas capacitações nos municípios de abrangência da regional, com o objetivo de sensibilizar os profissionais sobre a busca ativa de pessoas com sintomas respiratórios e a importância do envio das amostras para realização do Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB).

02.09.2024-Tuberculose1-Déborah Ramos Goecking

A coordenadora de Vigilância em Saúde da unidade, Maria Amélia Cardoso Mares Porto, explicou que “o objetivo da reunião ao reforçar a importância desta busca ativa dos casos suspeitos de tuberculose é a realização do diagnóstico precoce, do tratamento adequado em tempo oportuno e o envolvimento da sociedade nas ações de enfrentamento à doença”, declarou Amélia.

Segundo o analista clínico do Laboratório Macrorregional da SRS Teófilo Otoni, Bruno Oliveira Souza e Silva, estima-se que 1% da população de um município irá apresentar sintomas respiratórios durante o ano. Essa previsão não estava sendo compatível com o número de casos registrados nos municípios de abrangência da Regional. “Esse foi um dos fatores que motivou a realização das capacitações nos municípios. Após esse trabalho de sensibilização, percebemos que o número de amostras enviadas dobrou ”, pontuou Bruno.

02.09.2024-Tuberculose2-Déborah Ramos Goecking

A tuberculose é uma doença grave, que pode levar à morte se não for tratada adequadamente. Porém ela tem cura e o tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A enfermeira e referência técnica da Tuberculose da SRS Teófilo Otoni, Márcia Elizabete Ottoni, pontuou que a principal ação proposta pelo “Plano Estadual pelo fim da tuberculose como problema de saúde pública” (instituído pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES MG, em 2023) é "diagnosticar para tratar".

“É muito importante identificar as pessoas com sintomas e rastrear os contatos próximos para a realização do teste para tuberculose. Se o resultado der positivo, o tratamento tem que ser imediato, para interromper o ciclo de transmissão da doença”, ressaltou Márcia.

Sobre os sintomas da tuberculose
Os principais sintomas da tuberculose são tosse por três semanas ou mais, febre, transpiração excessiva durante o sono, perda de peso e falta de apetite. “No surgimento de quaisquer um desse sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames”, finalizou Márcia Ottoni.

Para saber mais sobre a Tuberculose clique em www.saude.mg.gov.br/tuberculose

Por Déborah Ramos Goecking / Fotos: Déborah Ramos Goecking