O município de Conceição do Rio Verde, que faz parte da Superintendência Regional de Saúde de Varginha, passou a contar, a partir do dia 30/8, com duas novas unidades de serviços de saúde que beneficiarão a saúde da população do município. Foram inauguradas a Unidade de Imunização e Epidemiologia, denominada José Ribeiro Paganelli, e o Centro de Reabilitação e Fisioterapia “Hélio Lage Filho”.

O superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, esteve presente na inauguração, acompanhado pelo coordenador de Gestão, Evanilton Antônio, e ressaltou a importância da expansão dos serviços de saúde em prol da melhoria do acesso pela população. “Nosso país passa por transição demográfica acelerada, com rápido envelhecimento populacional. Dessa forma, ampliar a capacidade de oferta do Sistema é fundamental, para que este tenha condições de acolher às necessidades de saúde da população que, via de regra, tendem a se ampliar com o avanço da idade. Ainda a unidade de epidemiologia também contribui ao auxiliar na alocação de recursos, de acordo com as prioridades sanitárias identificadas, além de ser fator primordial de prevenção da saúde por meio da ampliação da cobertura vacinal dos cidadãos”, destacou Luiz Paulo.

02.09.2024-Unidade de Imunização-Tânia Corrêa

Para Elizabete Cristina da Silva, Gestora de Saúde do município, as unidades de serviços de saúde inauguradas são reflexo do trabalho árduo, da dedicação e do amor de cada um que esteve envolvido no projeto. “Estamos dando um passo significativo para fortalecer a nossa capacidade de prevenir e combater doenças, proteger nossas crianças e adultos e assegurar que todos tenham acesso a vacinas e cuidados essenciais, por meio da Unidade de Imunização; além disso, estamos também promovendo um espaço de transformação, dando um passo em direção à recuperação plena e à retomada da autonomia com o Centro de Reabilitação”, ressaltou.

A escolha dos nomes das unidades - Unidade de Imunização e Epidemiologia “José Ribeiro Paganelli” e o Centro de Reabilitação e Fisioterapia “Hélio Lage Filho” - buscou saudar dois cidadãos que atuaram na gestão do município de forma marcante e positiva, respectivamente, como vereador e funcionário da prefeitura.

02.09.2024-Centro de reabilitação e fisioterapia- Tânia Corrêa

Investimentos
Conceição do Rio Verde, que completou neste ano 113 anos de emancipação político-administrativa, investiu recursos que ultrapassam os 500 mil (quinhentos mil) reais em cada uma das Unidades. Contando com contrapartida estadual no valor de R$ 166.014,63 (cento e sessenta e seis mil, quatorze reais e sessenta e três centavos) como incentivo na Unidade de Imunização, provenientes da Resolução SES/MG Nº 6.985, de 20 de dezembro de 2019, os novos serviços atenderão com melhor infraestrutura a uma população de mais de 12.500 (doze mil e quinhentos) habitantes.

Por Tânia Corrêa / Fotos: Prefeitura Municipal de Conceição do Rio Verde