Nesta quinta-feira, 1º de agosto. os membros da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) que compõem a Comissão de Gestores Bipartite (CIB) do Triângulo do Norte debateram sobre a Política Mais Acesso a Especialista (PMAE). Está em construção o Plano de Ação Regional (PAR) dos municípios executores da Oferta de Cuidado Integrado (OCI) de cardiologia, oncologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia no território. A discussão para a pactuação abrange a população dos 27 municípios.

A pactuação na CIB-SUS/MG do PAR é uma das exigências do Ministério da Saúde (MS) para o novo modelo de financiamento federal da atenção ambulatorial especializada. O PMAE é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES) e tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde (AES). O foco é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária.

CIB Macro e Micro

As reuniões ordinárias de agosto da CIB macrorregional do Triângulo do Norte e das microrregiões Uberlândia/Araguari e Patrocínio/Monte Carmelo contaram com a presença do subsecretário de gestão e finanças da SES-MG Leonardo Petrus, da secretária executiva da CIB-SUS/MG, Cássia Aparecida Nogueira, e do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), Edivaldo Farias da Silva Filho.

O superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, destacou sobre o momento de ampliar e melhorar as ações de saúde pública na região. “Há uma questão que nós gestores temos quando recebemos o recurso, sobre a forma de planejar e executar. A reunião de hoje permite o nosso preparo e organização para somar forças com os recursos destinados às políticas de saúde pública no território, beneficiando a população”, disse o superintendente.

Durante as reuniões foram apresentados outros assuntos, como as evoluções municipais nos últimos três anos do Programa de Descentralização da Vigilância Sanitária (PDVISA), o Planejamento Regional Integrado da macrorregião de Saúde do Triângulo do Norte da Rede de Oncologia com os dados consolidados de 2023 e o Plano Macrorregional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

Por Lilian Cunha e Vitória Caregnato (estagiária sob supervisão) / Fotos:Vitória Caregnato