Em evento com cerca de 40 pessoas, a Gerência Regional de Saúde de Ubá reuniu representantes dos prestadores de serviço hospitalares e gestores de Saúde do município sede para discutirem a atual política de Atenção Hospitalar do Estado, Valora Minas. O encontro, realizado no dia 5/7, permitiu o aprofundamento na tipologia das instituições e a compreensão dos recursos a serem recebidos, conforme entregas e metas pactuadas de acordo com a proposta de financiamento do Estado.

As microrregiões de Saúde de Ubá e Muriaé contam com uma rede de Atenção Hospitalar composta por treze unidades que ofertam serviços de média e alta complexidade, unidos a 165 equipes de Saúde da Família, que somadas atendem a aproximadamente 500 mil usuários. Destas equipes, 98 estão na microrregião de Saúde de Ubá e 67 na microrregião de Saúde de Muriaé. Tendo em vista estes dados, o alinhamento se torna essencial para o fortalecimento da rede assistencial visando a contínua evolução do sistema de saúde na região.

15.07.2024-Valora Minas - Divulgação GRS Ubá

No evento, foram apresentados os regramentos da política, além de discussões e esclarecimentos que ajudarão a aprimorar o atendimento de saúde ofertado aos 31 municípios da GRS Ubá. A motivação principal para o evento residia na necessidade de manter todos os gestores atualizados sobre os indicadores e respectivas metas monitoradas na política, de acordo com as tipologias dos beneficiários, e a forma como os resultados alcançados podem impactar no financiamento atrelado.

“Também discutimos o módulo de eletivas - Opera Mais e o rol de procedimentos elencados, para que os prestadores de serviço pudessem entender o cálculo das parcelas de pagamento (antecipação e ajuste), a metodologia de avaliação do indicador, associado ao bônus, bem como o cronograma de monitoramento e pagamento. Tudo isso influencia na boa gestão dos recursos financeiros investidos pelo Estado e no resultado entregue e sentido pela população”, explicou Paloma Regina Inocêncio, referência técnica regional do Valora Minas.

A abordagem buscou refletir o compromisso assumido pelas instituições e os desafios enfrentados, objetivando apoiar os prestadores hospitalares a explorar as oportunidades para proporcionar um cuidado integral e de qualidade a todos os usuários da região.

Rita Pereira, administradora do Hospital Paulo em Muriaé, destacou a relevância do evento, enfatizando que é crucial para as entidades prestadoras de serviço estarem preparadas para as mudanças. “Com o alinhamento referente às diretrizes do Estado, queremos garantir o alcance de metas que beneficiem à população dos municípios para os quais somos referência, com excelência no atendimento”, destacou.

Programa Valora Minas
O programa Valora Minas representa a Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais com a finalidade de incorporar as particularidades de diversas regiões. Essa política tem como foco os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e busca aprimorar a qualidade da assistência, expandir o acesso e atender à população. Tudo isso por meio do vocacionamento dos prestadores de serviços, da otimização na alocação dos recursos oriundos de múltiplos programas estaduais e, sobretudo, através da elaboração de uma política que combine o perfil da população e suas demandas de saúde.

O programa possui vários módulos, dentre eles: Valor em Saúde, Hospitais de Pequeno Porte, Opera Mais e Otimiza SUS. O módulo Opera Mais é dedicado às cirurgias eletivas, de modo a aumentar o acesso da população a esse tipo de procedimento. Já o módulo Valor em Saúde é focado nos hospitais que possuem uma oferta de serviços mais robusta, sendo referência para as microrregiões, macrorregiões de saúde e para o estado como um todo.

Por Keila Lima / Foto: Divulgação GRS Ubá