A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre participou na última sexta, 29/06, do primeiro simpósio de Prevenção e Tratamento de Queimados, em Poços de Caldas. Este simpósio, promovido pela Santa Casa de Poços de Caldas, teve como objetivo educar a população e instruir os profissionais de saúde sobre as melhores práticas de prevenção de queimaduras e o tratamento para aqueles que sofrem com esse tipo de lesão e estão internados na instituição.

O coordenador de redes de atenção à saúde da SRS Pouso Alegre, Lucas Botazini, ressaltou o caráter multidisciplinar do tratamento dos queimados. “O atendimento ao paciente queimado é um processo complexo que requer uma abordagem multidisciplinar e especializada, envolvendo diversos profissionais de saúde. Nesse sentido, destaco a importância da Santa Casa de Poços de Caldas no atendimento ao paciente queimado, a qual possui um centro de tratamento de queimados porte III, além de uma equipe coesa e qualificada”, pontuou.

Créditos: Otávio Coutinho

O evento contou com diversas palestras, que abordaram temáticas como diretrizes de referências para assistência, cuidados e prevenção de acidentes domésticos, vivência prática do SAMU na assistência aos queimados, assistência odontológica e também psicológica aos pacientes, dentre outras.

O coordenador de Regulação, Controle e Auditoria da Santa Casa de Poços de Caldas, Maurício Durval de Sá, reforçou a importância do simpósio. “Habilitamos o hospital de tipologia 3, grande referência para toda a região do sul de Minas, dividida hoje em 3 macrorregiões. Nossa intenção é que as pessoas se previnam para que chegue ao hospital. O intuito é capacitar redes e fortalecer as ações de cuidado junto com a rede.”

Credenciamento e Tratamento de Queimados na Santa Casa

A Santa Casa de Poços de Caldas inaugurou, no dia 15 de janeiro, uma ala de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) exclusiva para o atendimento aos pacientes queimados. O credenciamento da Santa Casa foi aprovado como Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) Porte III, de acordo com a Resolução SES/MG Nº 9.210, de 6 de dezembro de 2023. Os hospitais credenciados nesta linha de cuidado receberão recursos do Tesouro Estadual e os valores serão transferidos quadrimestralmente para os Fundos Municipais de Saúde, após publicação de Resolução específica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Com o credenciamento porte 3, a Santa Casa está capacitada para atender os pacientes que sofrem com queimaduras maiores que 20% de 2º grau, ou presença de mais de 10% de 3º grau e outras classificações.

“O que significa isso? São pacientes que precisam de uma abordagem de cirurgia plástica, uma abordagem multidisciplinar, a qual está sendo implantada na instituição, com psicólogos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, que proporcionam uma visão multidisciplinar do paciente, por ser um paciente extremamente complexo”, explicou o diretor técnico da Santa Casa, Renan Vicente Braga.

Por Otávio Coutinho