Tendo como base decisões tomadas em junho pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) encaminhou solicitação ao Ministério da Saúde de aporte superior a R$ 9,3 milhões para sete municípios que compõem a macrorregião do Norte de Minas. Os recursos serão destinados ao custeio do atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde em serviços de média e alta complexidade.

As solicitações levam em conta estudos técnicos realizados pelos municípios, que integram as áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária. De acordo com as deliberações 4.753; 4.760; 4.761; 4.762; 4.763; 4.768 e 4.769, os valores estão distribuídos da seguinte forma: Janaúba (R$ 6,3 milhões); Januária (R$ 1,5 milhão); São João da Ponte (R$ 1 milhão); Ibiaí (R$ 187,1 mil); Ponto Chique (R$ 187 mil); Engenheiro Navarro (R$ 88,3 mil) e Juramento (R$ 34,6 mil).

O coordenador de Redes de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros, João Alves Pereira, explica que “o investimento vai ser importante para o fortalecimento técnico e operacional da assistência à saúde da população”.

SAMU

Também durante reunião da CIB-SUS realizada na segunda quinzena de junho, foi aprovada a Deliberação 4.738 que amplia a Rede de Atenção às Urgências da Macrorregião Norte, com a inclusão de seis Unidades de Suporte Avançado (USA) do Serviço Móvel de Urgência (Samu) para os municípios de Montes Claros, Coração de Jesus, Jaíba, Porteirinha, São Francisco e São João da Ponte.

Créditos: Ascom/Cisrun

Com a revisão do Plano Diretor de Regionalização (PDR), que alterou o quantitativo populacional dos municípios e a configuração de algumas macrorregiões de saúde, a Rede de Atenção às Urgências também passou a contar com mais nove Unidades de Suporte Básico (USBs) no Norte de Minas. Os municípios contemplados que integram as áreas de jurisdição da SRS de Montes Claros e as GRS de Januária e Pirapora são: Montes Claros, Joaquim Felício, Fruta de Leite, Icaraí de Minas, Urucuia, Botumirim, São João das Missões, Buritizeiro e Santa Fé de Minas.

Com as alterações aprovadas pela CIB-SUS o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que administra o Samu, passa a contar com 18 Unidades de Suporte Avançado; 56 Unidades de Suporte Básico e duas motolâncias que estão sendo operacionalizadas em Montes Claros.

Por Pedro Ricardo