A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), por meio da Coordenação do curso de Especialização em Saúde Pública, promove no dia 11 de julho, quinta-feira, de 13h30 às 16h30, no auditório do COSEMS (Av. Álvares Cabral, 344 - 18º Andar - Lourdes), o Seminário “Desafios da Gestão do Trabalho no SUS”.

O seminário é destinado aos 35 alunos da Especialização e também a trabalhadores da ESP-MG e demais pessoas interessadas, mediante inscrição no formulário disponível no seguinte link: https://forms.gle/KjPrxod26kBFDQnX9.

A capacidade do auditório é de 80 pessoas.

O Seminário vai marcar o encerramento do Módulo IV (Gestão do SUS) do curso e também compõe as atividades da ESP-MG no contexto da execução do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

Os professores, Ronaldo Teodoro dos Santos, professor do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) e Jandira Maciel da Silva, professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) serão os palestrantes deste seminário.

Especialização

As aulas da 41ª turma do curso de Especialização em Saúde Pública tiveram início em março de 2023 e agora a turma está concluindo o módulo IV do curso, que tem como tema “Gestão do SUS”. Com uma carga horária de 72h, neste módulo foram trabalhados: Gestão e organização do SUS com ênfase nas diretrizes da descentralização e regionalização: histórico, atualidades e desafios. Coordenação federativa e relações intergovernamentais na política de saúde brasileira. Regulação como função do Estado e suas especificidades no setor saúde. Regulação em saúde e suas interfaces com a configuração político-institucional do SUS, Fontes de Financiamento e padrões de gastos com saúde no Brasil, Marcos legais do financiamento em saúde, Desafios e impasses atuais no financiamento do SUS, Subfinanciamento e Desfinanciamento do SUS.

A Especialização em Saúde Pública é a oferta educacional mais tradicional da ESP-MG e é reconhecida pelos trabalhadores do SUS no Estado e também pelas instituições formadoras em saúde de outros regiões do país, inclusive pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A primeira edição do curso aconteceu em 1947, um ano após a fundação da ESP-MG, e desde 2012, após alguns períodos de interrupção, o curso tem uma oferta contínua. A atual turma é composta por 35 trabalhadores de saúde que atuam no SUS, em diversos municípios do estado: Alfenas (1); Barbacena (1); Belo Horizonte (12); Bonito de Minas (2); Claraval (1); Comercinho (1); Contagem (2); Diamantina (1); Estiva (1); Itabira (2); Itabirito (1); Itaguara (1); Juiz de Fora (1); Manhumirim (1); Natércia (1); Pedra Azul (1); Ribeirão das Neves (1); Rio Vermelho (1); Santana do Riacho (1); São José da Lapa (2).

Serviço: Seminário "Desafios da Gestão do Trabalho no SUS"
Dia: 11 de julho
Horário: de 13h30 às 16h30
Inscrições: a partir de 1º de julho, neste link (até o limite de lugares do auditório)