A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está disponibilizando mais de R$ 6,7 milhões a 24 municípios da macrorregião de saúde Norte, para a compra de 26 veículos, visando o atendimento de demandas da população ou transporte de equipes de saúde. Os recursos são oriundos das políticas de acesso eletivo e de assessoramento e gerenciamento de políticas públicas.

O maior aporte de recursos está previsto na Resolução 9.604, publicada dia 26 de junho, contemplando o repasse de R$ 5,8 milhões para 18 municípios. O dinheiro deverá ser aplicado na compra de ambulâncias para a remoção de pacientes, nos modelos furgão e pick-up, além de veículos para o transporte sanitário de pacientes. Já as resoluções 9.586 e 9.587, publicadas no dia 21 de junho, preveem o aporte de R$ 908,5 mil para oito municípios adquirirem veículos para o transporte de equipes de saúde.

Na área de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros a previsão é de que sejam investidos mais de R$ 4,7 milhões em 16 municípios. Os recursos estão distribuídos da seguinte forma: Vargem Grande do Rio Pardo (R$ 412,7 mil); Bocaiúva (404,3 mil); Coração de Jesus (R$ 343,5 mil); Matias Cardoso e Ninheira (R$ 328,3 mil para cada localidade); Francisco Sá, Jaíba, Janaúba, Jequitaí, Mirabela, Olhos D´Água, São João do Pacuí e Verdelândia (R$ 320,3 mil para cada município); Santa Cruz de Salinas (R$ 167,9 mil) Rubelita (R$ 160 mil) e Montes Claros (R$ 83,9 mil).

Créditos: Pedro Ricardo

Em sete municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária a previsão é de que serão investidos R$ 1,6 milhão, divididos da seguinte forma: Japonvar, Pedras de Maria da Maria da Cruz, Varzelândia e Cônego Marinho (R$ 320,3 mil para cada localidade); Ibiracatu (R$ 160 mil); Icaraí de Minas (R$ 84,3 mil) e Itacarambi (R$ 83,4 mil).

Para Pirapora, que também é sede de Gerência Regional de Saúde, está sendo destinado R$ 320,3 mil.

Os recursos serão repassados pela SES-MG aos fundos municipais de saúde depois que os gestores formalizarem assinatura de termo de compromisso no Sistema de Gerenciamento de Resoluções (SigRes), ainda no exercício financeiro deste ano.

João Alves Pereira, coordenador de Redes de Atenção à Saúde na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros avalia que “a expansão e renovação da frota de veículos viabiliza aos municípios a melhoria da assistência aos pacientes que precisam realizar tratamentos em outros centros. Já para as equipes de saúde, a disponibilização de veículos agiliza os deslocamentos, principalmente para comunidades rurais normalmente localizadas muito distantes das zonas urbanas”.

Por Pedro Ricardo