Foram inaugurados nesta sexta-feira, 28/06, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Regional do Sul de Minas (HRSM) em Varginha. Eles passam a atender, a partir desta segunda-feira, 01/07, pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e rede privada, via regulação, de 29 dias de vida a 17 anos.

A abertura dos novos leitos foi possível através de investimento do Governo do Estado de Minas Gerais, que por meio da Resolução da Secretaria de Estado de Saúde Nº 8458 de 2022, remeteu o recurso de R$ 1.557.051,00 para investimento e R$ 657.000,00 para custeio dessa UTI pediátrica no HRSM, totalizando mais de R$ 2,2 milhões. A unidade recebeu ainda R$2,4 milhões, através de emenda parlamentar de senador, para essa finalidade. A Resolução SES/MG Nº 8.203, de 2022, proporciona ainda o custeio dos leitos no valor de 600,00 reais a diária, até a habilitação pelo Ministério da Saúde.

O presidente do Conselho Administrativo do HRSM, João Carlos Ottoni Adell, destaca a importância desta UTI para o hospital, que completou 100 anos de atividades em agosto de 2023 e presta atendimentos em diversos segmentos da saúde para o Sul de Minas.

Créditos: Thayane Carvalho

A macrorregião de saúde sul, com 50 cidades que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, “conta hoje com 125 leitos de UTI adulto, 35 leitos de UTI neonatal e tínhamos até então somente quatro leitos para UTI pediátrica. Então é uma carência muito grande que a região tinha e essa UTI que está localizada em Varginha, ela não é só de Varginha, ela é de toda a nossa região. Vai fazer um bem muito grande para as nossas crianças", detalhou o presidente.

João Carlos completa ainda que, no segmento materno-infantil, o Hospital Regional do Sul de Minas oferta em Varginha “a única maternidade da cidade, que atende a gestação de alto risco para mais de 50 municípios, além do único banco de leite da região, o Núcleo de Atendimento Materno Infantil - que é um programa da prefeitura municipal. Temos ainda a única enfermaria de pediatria da cidade e a nossa UTI neonatal, para os bebês, faltava essa unidade”, completou.

Créditos: Thayane CarvalhoA oferta de leitos de UTI pediátrica em Varginha é a realização de um sonho coletivo, destacado pela médica pediatra Mirela Faria, que atua na UTI neonatal do HRSM. Durante a cerimônia, Mirela emocionou aos presentes com o relato pessoal de uma internação que vivenciou na infância, juntamente com o irmão Rodrigo, por uma doença infecciosa.

“Aquela menina não entendia ainda o que era a morte e tendo sobrevivido, esperou por muito tempo que um dia o irmão voltasse para casa também. Quando cresceu, cresceu com ela um sonho de cuidar, amar e salvar as crianças, amenizando suas dores, de seus pais e de outros irmãos. Então ter a UTI completa aqui é ter o sentimento de que estamos ofertando todos os recursos possíveis para salvar essas vidas”, contou ela.

A coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da SRS Varginha, Thaís André Britto, explica que na área da macrorregião de saúde sul, composta por 50 municípios, existiam até então três leitos SUS de UTI pediátrica em Lavras e um em Três Corações.

“A ausência de leitos SUS de UTI Pediátrica fazia com que os usuários tivessem que deslocar para outras regiões em busca de atendimento especializado, o que muitas vezes ocasionava a separação das famílias durante o tratamento das crianças”, enfatiza ela.

A coordenadora enfatiza ainda que “os dez novos leitos de UTI pediátrica no Hospital Regional do Sul de Minas constituem um marco na saúde pública, pois propicia a permanência das famílias junto às crianças durante o tratamento e fortalece a capacidade de resposta local”.

Para o superintendente da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, “essa iniciativa auxilia sobremaneira na garantia da universalidade do acesso e na integralidade da assistência na MacroSul, reduzindo o déficit de leitos no território, além de elevar a qualidade do atendimento especializado oferecido pelo SUS. O Hospital Regional do Sul de Minas, uma instituição de excelência, desempenha um papel crucial nesse processo, garantindo cuidados de saúde de qualidade ao público-alvo”, finalizou.

As estratégias de fomento aos leitos de terapia intensiva pediátricos, pela Secretaria Estadual de Saúde, se contextualizam nas diretrizes e objetivos específicos da Política Estadual de Atenção Hospitalar, em especial relacionados ao fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde e aumento da capacidade de resposta dos territórios às demandas de saúde.

Por Thayane Carvalho