No dia 25 de junho de 2024, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares organizou e sediou a 12ª Reunião de Acolhimento para Novos Gestores Municipais de Saúde da Macrorregião Leste. A agenda teve como objetivo principal acolher e orientar os novos gestores municipais de saúde, fornecendo informações básicas para o início de seu trabalho, e ambientação no contexto da macrorregião leste - cenário de serviços e situação dos indicadores de saúde.

A organização da ação se deu pela necessidade de fornecer um direcionamento claro e eficiente aos novos gestores, dos municípios de José Raydan, Nacip Raydan, São João do Manteninha e Virgolândia, buscando garantir que estejam bem informados e preparados para suas funções. Além disso, essa integração com a SRS facilita a comunicação e o acompanhamento de indicadores estratégicos, fundamentais para uma gestão municipal eficiente.

Créditos: Maria Inês Almeida Campos

A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Conselhos Estaduais de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) Regional, vem sendo realizada desde junho de 2022, com a aposta de que se consiga integrar e aproximar os gestores municipais recém chegados ao sistema de saúde da Macrorregião Leste. Durante a reunião, os novos gestores tiveram a oportunidade de conhecer as diversas coordenações da Superintendência e seus respectivos setores, além de receberem o Manual de Acolhimento, um guia que contém informações detalhadas sobre suas atribuições, responsabilidades e principais tarefas ao adentrar o cotidiano do território. Eles funcionam como uma plataforma para apresentar a cultura organizacional, os valores e as expectativas da regional.

Cintia Martins, nova gestora da saúde de José Raydan, explica que a reunião de acolhimento foi fundamental para criar um ambiente receptivo e informativo, que facilita a integração e o desenvolvimento dos novos gestores dentro da regional. “Além disso, através desse encontro, os gestores têm a oportunidade de aprender sobre as melhores práticas, as políticas internas e as ferramentas disponíveis para realizar seu trabalho de maneira eficiente”, ressaltou.

De modo a percorrer o contexto de cada área, cada coordenador respectivo do setor da SRS apresentou o seu setor, destacando programas e ações relevantes que exigem maior atenção. Na Coordenação de Regionalização, os participantes puderam entender de detalhada o conteúdo do Manual de Acolhimento, que aborda temas como atribuições do gestor, planejamento municipal em saúde, comissões intergestores, ouvidorias, consórcios intermunicipais de saúde, plano diretor de regionalização e planejamento regional integrado.

Além disso, um check-list foi fornecido para guiar os gestores nas providências iniciais necessárias, como cadastro em sistemas de informação, e documentos cuja entrega precisa ser priorizada.

Fátima Aldred, referência técnica de epidemiologia na SRS/GV ressalta a dedicação e o comprometimento das secretarias presentes em oferecer o melhor atendimento aos munícipes. “Destaco ainda o reconhecimento, dos participantes, quanto à importância do apoio técnico fornecido pela Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares”.

Ao mencionar o manual, Fátima aponta sua utilidade para organizar e facilitar a assimilação de uma grande quantidade de informações, demonstrando que ele é uma ferramenta valiosa para a eficiência do trabalho realizado, não somente pelo gestor, como por parte dos seus coordenadores municipais.

Os resultados esperados com esta ação incluem a compreensão clara do papel dos gestores, e a importância de uma equipe integrada e consciente de suas responsabilidades, favorecendo reconhecimento de responsabilidades, e por fim, a governança do sistema de saúde local / municipal e regional.

Espera-se, ainda, que os gestores sejam participativos nas reuniões de Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG), onde são pactuadas políticas de interesse para os municípios, promovendo uma gestão de qualidade, destacando a importância do direcionamento e das orientações recebidas para o planejamento municipal da saúde e para a gestão eficiente do SUS, tornando-o acessível e de qualidade ao cidadão.

Por Sarah Monteiro (estagiária sob supervisão)