A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), com o apoio da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) promoveu nos dias 25 e 26 de junho (terça e quarta-feira), na sede da ESP-MG, em Belo Horizonte, a Oficina Regional Sudeste, da RedEscola.

A Oficina integra as atividades propostas pelo Projeto Fortalecimento da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: formação e qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SGTES/DEGES/MS) e também fez parte das atividades em comemoração aos 78 anos da ESP-MG, celebrado em 03 de junho.

Foto: Vívian Campos/ ESP-MG

 
Em Belo Horizonte, a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) iniciou um ciclo de 5 Oficinas Regionais que serão realizadas em todas as regiões do país e esta Oficina contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre especialistas, gestores, acadêmicos e profissionais da saúde para discutir e desenvolver estratégias colaborativas para a educação e o trabalho em saúde.

A Mesa de Abertura da Oficina contou com a presença da chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Marina Queirós Cury; da Diretora-geral da ESP-MG, Mara Guarino Tanure; da Coordenadora da RedEscola, Márcia Fausto, e da Diretora do Departamento de Gestão da Educação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Lívia Milena Barbosa de Deus e Méllo.
Ao longo dos dois dias de atividades, foram abordadas temáticas fundamentais como a promoção da equidade, o fortalecimento do controle social no SUS, a educação permanente e formação em saúde, os desafios para as políticas públicas de gestão da educação e do trabalho em saúde, além de práticas integrativas e relatos de experiências.

A Coordenadora da RedEscola, Márcia Fausto, destacou o trabalho da  ESP-MG pelo inestimável e incansável apoio e parceria na organização do evento. “Sua contribuição foi crucial para que pudéssemos proporcionar uma oficina de alta qualidade e produtiva para todos. Juntos, continuaremos a construir uma rede cada vez mais forte e eficiente, dedicada ao aprimoramento das práticas em saúde pública em todo país”, completou.
Já a Diretora-geral da ESP-MG, Mara Guarino Tanure agradeceu a todas as trabalhadoras e trabalhadores da ESP-MG e também a toda a equipe da RedEscola, que se empenharam para a realização do evento e também destacou as trocas e compartilhamentos de conhecimentos e de experiências adquiridos ao longo dos dois dias.

RedEscola
A RedEscola é composta por 65 Escolas, Núcleos de Saúde e Centros Formadores, integrando Escolas ligadas aos Sistemas Estaduais e Municipais de Saúde e Centros Universitários engajados nessas atividades nas cinco regiões do país. Tem como missão articular e fortalecer as escolas e os centros formadores em saúde pública/coletiva, mediante estratégias para o desenvolvimento de políticas e ações no âmbito da Educação na Saúde, visando a produção do conhecimento e a qualificação da força de trabalho no SUS.

Por Vívian Campos/ ESP-MG