Na terça-feira, 18 de junho, o município de Mantena inaugurou três serviços, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i), o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e o Serviço de Atenção Ambulatorial Especializado (AAE), que irão beneficiar a população de toda a microrregião.

Carolina Laviola, coordenadora da Coordenação de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares ressalta a importância da inauguração desses novos serviços de saúde em Mantena, destacando os benefícios que cada um deles traz à população e enfatiza como esses novos serviços fortalecem a rede de saúde local, procurando atender todos os moradores da região, não só aumentando o conforto e a conveniência para os pacientes, mas também possibilitando um cuidado mais personalizado e contínuo.

Créditos: Taiz Reliquias  dos Santos

“A implantação do CAPS i, voltado especificamente para o público infantojuvenil, posiciona Mantena como um polo de referência em saúde mental na microrregião. Este serviço especializado oferece um suporte vital para jovens e suas famílias, proporcionando cuidados contínuos e integrados que são essenciais para o desenvolvimento saudável e a recuperação de transtornos mentais”, comenta.

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) irá permitir que pacientes recebam cuidados de saúde diretamente em suas residências, não só desafogando os hospitais locais, mas também proporcionando um ambiente mais confortável e seguro para a recuperação, onde a acessibilidade e a personalização dos cuidados são pontos fortes para a humanização.

Já o Serviço de Atenção Ambulatorial Especializado (AAE) foi concebido para atender tanto o município quanto a microrregião, com a implantação de cinco linhas de cuidado, oferecendo tratamentos especializados e acessíveis, promovendo uma abordagem mais abrangente e eficiente no atendimento de diversas condições de saúde. Além disso, a estrutura avançada do AAE, reforça a capacidade do município de fornecer atenção necessária, na qual os pacientes têm acesso a cuidados mais abrangentes e específicos sem precisar se deslocar para outras cidades.

Por Sarah Monteiro (estagiária sob supervisão)