Em parceria, as superintendências regionais de Saúde de Passos e Alfenas realizaram uma reunião de acolhimento dos novos médicos do Programa Mais Médicos pelo Brasil (PMMB). O evento foi realizado no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, mediante solicitação de técnicos do Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de aproximar as referências federais das gestões estaduais e municipais. Para o acolhimento dos profissionais, no dia 17/6, uma extensa programação de atividades foi realizada.

Alfenas e Passos são as unidades regionais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que abrangem 51 municípios da macrorregião de Saúde do Sudoeste. Por meio do PMMB, o Ministério da Saúde designou 20 médicos para a Regional de Passos e 19 para Regional de Alfenas.

Kátia Gonçalves dá as boas-vindas aos médicos na abertura da reunião

A reunião de acolhimento, realizada em 17/6, contou com a presença dos superintendentes regionais de Saúde Kátia Rita Gonçalves (SRS Passos) e João Tadeu Silva (SRS Alfenas), técnicos do MS e representantes do Conselho da Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) das duas regionais. Também houve participação de gestores, coordenadores e referências de Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios contemplados com os novos médicos do PMMB.

Na saudação aos profissionais, Kátia Gonçalves falou da importância do PMMB, que foi reunido a um conjunto de iniciativas para o fortalecimento da APS. “A APS é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Programa Mais Médicos amplia esse acesso, promove melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com os usuários e com a comunidade”, disse.

Médicos designados para atuar no PMMB durante a reunião

Para João Tadeu, o momento atual está mais favorável para os profissionais da APS, com novos financiamentos do Estado e do Ministério da Saúde, permitindo mais recursos para a prestação dos serviços. “Vocês estão chegando num momento muito bom, num momento em que a saúde é mais completa, mais resolutiva”, disse.

Programação
A programação da reunião com os novos médicos, teve apresentações de técnicos do MS, da SRS Passos e do Cosems, com o tema de abertura sobre o “Papel da Gestão do Programa Mais Médicos para o Brasil”. Na sequência, foram apresentadas as “Trilhas Formativas e Pagamento”, com orientações para os gestores e profissionais, e o desenho da Rede de Atenção à Saúde na região, com os indicadores de saúde e atuação para enfrentamento aos principais agravos.

Segundo a referência técnica do PMMB da SRS Passos, Fabíola Silveira Lemos, os médicos que participaram do acolhimento já atuavam em municípios da região e aproveitaram a reunião para reforçar o papel deles na APS, bem como para esclarecer dúvidas quanto às normas do programa. “O programa Mais Médicos aumenta o acesso da população na APS, provoca melhorias na qualidade, humanizando o atendimento, compondo um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da atenção primária à saúde”, avaliou.

Para a referência na APS da SRS Passos, Gilmar Antonio Batista Machado, o acolhimento promoveu a aproximação entre os entes envolvidos e significou uma oportunidade para discutir a atuação do profissional, visando qualificar o cuidado e melhorar os indicadores de saúde. “Compreender a realidade local e acompanhar a dinâmica do processo de trabalho nesse nível de atenção fazem uma diferença positiva na atenção à saúde da população”, disse.

Por Enio Modesto / Fotos: Ascom SRS Passos