A Superintendência Regional da saúde de Governador Valadares promoveu, no dia 11/6, uma agenda integrada de reunião envolvendo o Comitê de Atenção Hospitalar e o Comitê de Urgência e Emergência da Macrorregião Leste. Com a participação dos respectivos membros, incluindo a equipe da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde, representação dos hospitais, Corpo de Bombeiros, Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (Consurge), e gestores municipais, o evento teve como objetivo discutir e alinhar pautas essenciais à organização da Rede de Urgência e Emergência, bem como da rede de hospitais do território, buscando consolidar, assim, a governança e a gestão dos serviços ofertados ao cidadão leste mineiro.

O encontro foi organizado em resposta aos desafios enfrentados pela assistência em uma das regiões mais complexas do sistema de saúde de Minas Gerais. A reunião permitiu o compartilhamento de informações vitais e a proposição de melhorias específicas para a região, sempre em consonância com as diretrizes da Política de Atenção Hospitalar - Valora Minas - e das Redes de Atenção à Saúde.

19.06.2024-Urgência e emergência e atenção hospitalar 1- Sarah Monteiro

Dentre as pautas, o desempenho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Macrorregional e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Governador Valadares; a implantação de um serviço de transporte aéreo que irá atender à macrorregião de Saúde Leste e outras duas macrorregiões; o desempenho da rede hospitalar no Opera Mais; a rede de soroterapia macrorregional; as oficinas de Segurança do Paciente na Atenção Hospitalar e uma série de outros assuntos estratégicos.

Luzia Rodrigues Coelho Soares de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária, ressalta a importância dos encontros do Comitê de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência em sua declaração. Ela afirma que esses encontros são essenciais porque permitem a troca de experiências entre os membros. Ao compartilhar suas vivências e desafios, os prestadores de serviços de saúde podem identificar problemas comuns e discutir soluções práticas, uma interação que fortalece a colaboração e cria um entendimento mais profundo das dificuldades enfrentadas por todos.

19.06.2024-Urgência e emergência e atenção hospitalar 2- Sarah Monteiro

A presença dos gestores municipais é crucial para que seja compreendido plenamente as políticas públicas de saúde vigentes em Minas Gerais. Além disso, ao participarem das reuniões, os gestores têm a oportunidade de conhecer diretamente os prestadores de serviços, entender suas capacidades e o portfólio de serviços que oferecem. Essa proximidade facilita a criação de políticas e decisões mais informadas e alinhadas com as necessidades reais da população do macro Leste.

Para Romulo Gusmão, dirigente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, acompanhar e participar das reuniões do Comitê, dos colegiados, e demais espaços de governança, é sempre uma oportunidade à potencialização do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível regional.

19.06.2024-Urgência e emergência e atenção hospitalar 3- Sarah Monteiro

“Monitorar compromissos; o desempenho da rede; estabelecer e fortalecer pactos, e criar mecanismos para que as partes envolvidas prestem contas das responsabilidades atribuídas, dos recursos e respectivos desdobramentos, é uma forma de ampliar garantias para fechar o ‘quebra-cabeças’ das Redes de Atenção à Saúde (RAS) no território”, ressalta o superintendente. Ele acrescenta ainda que “são várias as expectativas, são diversas as intenções e, sem esse espaço coletivo de diálogo e “calibragem” dos discursos e fluxos, não conseguiremos caminhar na direção de um propósito comum, que pavimenta a entrega de valor em saúde ao cidadão”.

Esta iniciativa já faz parte do calendário de reuniões ordinárias dos Comitês Gestores Regionais de Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência, espaços formais de monitoramento, avaliação e proposição dos serviços, organizados em rede, em âmbito macrorregional.

Os comitês operam em consonância com as Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais – Valora Minas - e de Urgência e Emergência, integrando-se às diretrizes das Redes de Atenção à Saúde, que veem a unidade hospitalar como ponto central de atendimento, mas integradas a uma diversidade de outros pontos de atenção. São, portanto, um espaço relevante para que atores que desempenham um papel crucial na implementação das estratégias discutidas tenham garantido o seu espaço de fala, de proposição e de prestação de contas, movimentando decisões que se traduzam em melhorias práticas no atendimento. O principal propósito é fortalecer a gestão, por intermédio da governança, fazendo da melhoria contínua, o eixo movimentador da entrega de valor no território.

Por Sarah Monteiro (estagiário sob supervisão) / Fotos: Sarah Monteiro