A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, em parceria com o consórcio público Instituição de Cooperação Intermunicipal Do Médio Paraopeba (Icismep), realizou nesta terça-feira, 18/6, no auditório da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Divinópolis, o 1º seminário “Drones contra a dengue - inovação no combate ao mosquito causador da dengue em Minas Gerais, resolução SES/MG 9.035/23: uso de drones e georreferenciamento na eliminação de criadouros do Aedes aegypti”, com os municípios pertencentes à macrorregião de Saúde Oeste.

A referência de Vigilância Epidemiológica da SRS Divinópolis, Edilberto Flávio dos Santos, explica que os equipamentos possuem um alcance estendido pela capacidade de atingir mesmo áreas consideradas de difícil acesso com objetivo de complementar o trabalho dos Agentes Comunitários de Endemias (ACEs).

19.06.2024- Drones contra a dengue 2 - Willian Pacheco

O uso dos drones busca, assim, mapear as áreas de risco e de difícil acesso, identificando e georreferenciando pontos com possíveis criadouros do mosquito. As imagens captadas são analisadas e os dados são repassados posteriormente às equipes municipais para que possam a atuar de forma mais assertiva na eliminação dos focos.

“Os drones fazem um georreferenciamento de determinada área do município onde historicamente apresenta um maior número de casos de dengue, mapeando os tipos de criadouros presentes nas residências para facilitar o trabalho do agente, tornando o trabalho mais ágil”, reforçou Edilberto Santos, referência de Vigilância Epidemiológica da SRS Divinópolis.

Ao todo, o Governo de Minas destinará R$ 30,5 milhões anuais para que municípios mineiros e consórcios intermunicipais de saúde possam contratar empresas especializadas na operação de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). O repasse estadual para custear o serviço na macrorregião de Saúde Oeste será de quase R$ 1 milhão.

19.06.2024- Drones contra a dengue 3 - Icismep

O secretário executivo do Icismep, Elson da Silva Santos Junior, frisou a importância do consórcio público na construção e melhoria da saúde pública em Minas Gerais. “O Estado tem investido em novas tecnologias e, por meio dos consórcios, tem apoiado em projetos como este de drones para o combate à dengue”, reforçou Elson Santos.

Para operacionalizar o serviço serão utilizados dois tipos de drones. Um para mapeamento e outro para tratamento em locais de difícil acesso. “Em casos específicos, onde houver impossibilidade de remoção dos criadouros pelas equipes de campo, os drones também poderão aplicar larvicidas biológicos para a eliminação de focos do Aedes”, destacou o diretor operacional da empresa que prestará o serviço na região, Renato Ferreira Mafra.

Por Willian Pacheco / Fotos: Willian Pacheco