Mobilizados pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, vários municípios realizaram ações educativas em escolas para conscientização sobre saúde bucal. Em Guapé, as ações foram realizadas ao longo do mês de maio nas escolas municipais, onde profissionais da odontologia ensinaram os alunos sobre a higienização oral. Os malefícios do tabagismo para a saúde bucal foram abordados pela mobilização social em Itamogi, com atividades em diversos locais, para conscientizar toda a população.

Algumas atividades dos municípios foram concentradas nos movimentos promovidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para comemorar o primeiro ano da lei que instituiu a saúde bucal no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS).

De 6 a 10 de maio, foi realizada a Semana de Mobilização em Saúde Bucal nas Escolas, com o Dia D – Mais Saúde Bucal no PSE (Programa Saúde na Escola) em 8 de maio, segundo a Coordenação de Saúde Bucal e Ações Integradas, da Subsecretaria de Redes de Atenção à Saúde da SES-MG. Na Regional de Saúde de Passos, alguns municípios realizaram as ações em diversas datas ao longo do mês, com abordagens relacionando o tabagismo a doenças bucais.

Profissionais ensinam sobre higiene oral em escola rural de Cássia

Segundo a referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Passos, Lenise Maria Amorelli, os movimentos criados pela SES-MG são comemorativos do primeiro ano em vigor da Lei 14.752, de 8 de maio de 2023, que instituiu a saúde bucal no campo de atuação do SUS. Até essa lei, a saúde bucal era apenas uma política de governo.

“Tudo que você ensina para as crianças fazerem, elas levam para a vida toda. Quando as crianças são incentivadas, desde o início, a fazerem a prevenção, isso acaba incentivando inclusive a família. O Dia D é também uma forma de captar a criança que já precisa de tratamento”, disse Lenise Amorelli, avaliando a importância das atividades educativas em saúde.

Guapé mobilizou as escolas municipais de 6 a 24 de maio, por meio de orientação sobre higiene bucal, com escovação supervisionada e aplicação de flúor.

Atividades realizadas nas escolas municipais em Guapé

Para a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Guapé, Millena Barros de Castro, a educação em saúde é uma estratégia fundamental no processo de formação de comportamentos. “A educação em saúde bucal é importante para as crianças para que o mais cedo possível ocorra o estabelecimento de hábitos de higiene bucal adequados, tendo em vista que a prevenção é o método mais eficaz de se evitar o surgimento das principais doenças que acometem a boca”, disse.

Em Cássia, a Secretária Municipal de Saúde programou o Dia D para 8 de maio, segundo a Coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Thatiane Clatt. A ação foi realizada nas escolas da zona rural, mediante orientações sobre higiene bucal, escovação de dentes e entrega de kit de higiene oral.

“O Dia D em Cássia foi muito proveitoso. Escolhemos as escolas rurais, pois a vasta extensão do município em território rural ainda é uma barreira de acesso para alguns usuários da saúde bucal. Na escola, alcançamos essa população que recebeu as equipes e pode cuidar de sua saúde bucal”, disse a coordenadora, acrescentando que outras ações estão sendo planejadas para as localidades rurais.

Em Itamogi, as ações foram realizadas em locais como unidades básicas de saúde, praça e estabelecimentos comerciais, em parceria de agentes comunitários, enfermeiros e um dentista. “Foi ofertado o grupo anti-tabaco, para tratamento contra o fumo, e distribuídos escovas de dentes, fios dentais, mimo para as mamães presentes e um lanche”, disse a referência técnica em mobilização social, Rodrigo Calzavara.

Também realizaram ações no “Dia D” os municípios de Alpinópolis, Delfinópolis, Doresópolis, Jacuí, Itaú de Minas, Nova Resende, Passos, Pimenta, Piumhi, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.

Por Enio Modesto Fotos: Coordenação de APS de Cássia e Coordenação de Saúde Bucal de Guapé