Foi realizado na última quinta-feira (13/6), em Lavras, o “Sems Itinerante – O Ministério da Saúde junto aos municípios mineiros”. O encontro, realizado no auditório da Unilavras, foi organizado pela Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais (SEMS-MG), com o apoio da Prefeitura de Lavras e da Frente Mineira dos Prefeitos.

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha foi representada pelo superintendente, Luiz Paulo Riceputti Alcântara, e pelo coordenador de Gestão e Finanças, Evanilton Antônio. O evento contou ainda com a presença da superintendente do Ministério da Saúde de Minas Gerais, Maflávia Ferreira, gestores e técnicos municipais de saúde, conselheiros de saúde de 16 microrregiões do estado, entidades públicas e privadas.

17.06.2024-Divulgação Prefeitura Municipa deLavras2

Além da aproximação e troca de experiências entre os entes municipal, estadual e federal, o evento abordou diversas temáticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre elas, planejamento, auditorias em saúde, transferências de recursos, prestação de contas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Mais Médicos e outros investimentos.

O superintendente da SRS Varginha destaca que “o SUS é audacioso, pois busca materializar a universalização do direito à saúde como um direito fundamental pela primeira vez na história do Brasil. Ao mesmo tempo, é complexo e sua complexidade advém da heterogeneidade epidemiológica brasileira”.

Luiz Paulo exemplifica esta complexidade com a prevalência das doenças crônicas, concomitante à violência, acidentes e doenças infectocontagiosas típicas de países em desenvolvimento. “Bem como da transição demográfica aceleradíssima, com considerável envelhecimento populacional. E seu arcabouço legal, sobretudo o infraconstitucional, segue esta complexidade”.

A presença da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais mais próxima dos municípios, de acordo com Luiz Paulo, torna-se uma estratégia fundamental a fim de subsidiar estados e municípios com informações essenciais para a boa tomada de decisão dos diversos atores envolvidos com o SUS”.

O secretário municipal de Saúde de Lavras, Álvaro José Pereira Neto, relatou a importância do evento como “um momento de grande aprendizado em busca do fortalecimento do SUS. A cooperação entre os entes do SUS é fundamental para o fortalecimento das ações e serviços de saúde ofertados”, concluiu.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi / Fotos: Divulgação Prefeitura Municipal de Lavras