Neste sábado (8/6), 28 cidades que são assistidas pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano realizaram o Dia D de vacinação contra a poliomielite. A ação integra a Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil, lançada no dia 27/5 pelo Ministério da Saúde (MS) e que vai até o dia 14/6. O público-alvo da campanha são crianças entre um e quatro anos de idade que deverão ser vacinadas mesmo se já receberam o imunizante em outros momentos. Já para as crianças menores de um ano, a recomendação é avaliar a necessidade de acordo com a situação da caderneta de vacinação.

Na região da SRS, participaram da ação os municípios de Periquito, Santana do Paraíso, Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Piedade de Caratinga, Timóteo, Bom Jesus do Galho, São João do Oriente, Marliéria, Braúnas, Ipatinga, Jaguaraçu, Vermelho novo, Belo Oriente, Iapu, Bugre, Coronel Fabriciano, Açucena, Dionísio, Ubaporanga, Joanésia, Entre Folhas, Córrego Novo, Santa Rita de Minas, Naque, Antonio Dias, Inhapim e São Sebastião do Anta.

Vacinação contra poliomielite no município de Santa do Paraíso

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).

Natália Litting, referência técnica em imunização da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, ressalta que a vacina VOP ou pólio oral protege contra o vírus da poliomielite, que é o causador da paralisia infantil. “O grande objetivo dessa campanha é erradicar a pólio, que é uma doença que há muitos anos não ocorre no Brasil, mas ainda tem ocorrido em alguns países no mundo. Essa doença causa uma paralisia flácida nas crianças e deixa muitas sequelas físicas, por isso devemos proteger nossas crianças por meio da vacina”, detalha.

Vacinação contra poliomielite na cidade de Braúnas

A referência técnica da Regional ainda ressalta que a realização do Dia D é uma oportunidade para os pais que não conseguem levar seus filhos à unidade durante a semana. “No dia D a unidade fica aberta durante todo sábado e funciona exclusivamente para vacinação, podendo assim criar um momento de oportunidade para atualização do cartão de vacina", acrescenta.

Por Gabriel Barroso - Estagiário sob supervisão / Fotos: Divulgação Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Paraíso e Secretaria Municipal de Saúde de Braúnas