A estudante Karla Karoline Santos Ramos, estagiária da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Ezequiel Dias (Funed), foi aprovada em primeiro lugar para o curso de doutorado da Universidade de São Paulo (USP), com um projeto de pesquisa sobre a avaliação dos mecanismos e sinalizações imunológicas por trás da imunidade inata treinada, ou seja, a memória da imunidade inata, induzida pela vacina da BCG, indicada para prevenir as formas graves de tuberculose.

Divulgacão Funed

Karla é aluna do curso de Biomedicina da Pontifícia Universidade Católica e Minas Gerais (PUC-Minas), com previsão de conclusão para agosto de 2024, mesmo período em que irá iniciar o curso de doutorado. Ela também participou do processo seletivo do mestrado da Universidade Federal de Minas Gerais, com o mesmo projeto de pesquisa, sendo aprovada em segundo lugar, mas preferiu fazer o doutorado direto.

Na Funed, a trajetória de Karla teve início em 2021, quando foi bolsista de iniciação científica, até o ano de 2023, quando se tornou estagiária. No Serviço de Biologia Celular (SBC), ela é orientada pelas pesquisadoras Janete Santos e Luciana Silva, tendo como foco o trabalho intitulado: “Desenvolvimento de uma vacina intranasal contra pneumonia utilizando L. lactis como sistema de entrega”, que ficou em 3º lugar na categoria graduação, no 15º Prêmio Carlos Ribeiro Diniz, promovido pela Fundação em outubro de 2023. Já em fevereiro deste ano, o estudo também recebeu menção honrosa no 1° Curso de Verão em Bioquímica e Imunologia (CVBI) da UFMG, iniciativa de alunos e professores do Programa de Pós-graduação da área, com o objetivo de estimular a divulgação científica e a formação de estudantes de graduação e pós-graduação.

A estudante permanece como estagiária da Funed até sua formação na graduação, em agosto deste ano. Após esse período, ela irá manter um vínculo com a instituição, como colaboradora no projeto de pesquisa em que atua. “A Funed fez toda a diferença para minha admissão no doutorado. Minha experiência no laboratório de Inovação Biotecnológica do SBC, o acesso às tecnologias da instituição e a liberdade de atuação que é dada aos estudantes me prepararam para esse momento”, diz Karla.

Suas orientadoras, Janete e Luciana, parabenizam a futura doutoranda e destacam a importância do trabalho de iniciação científica e de formação de pessoas desenvolvidos pela Funed. “Ter a oportunidade de transmitir nosso conhecimento para esses jovens cientistas é uma grande satisfação para nós, pesquisadores. E para a Funed, é uma entrega importante para a sociedade e para o fortalecimento da ciência e tecnologia do país”, declaram.

Sobre o projeto a ser desenvolvido no doutorado, Karla explica que, recentemente, foi descoberto que a resposta imune inata possui uma "memória" e que é possível treiná-la para moldar a imunidade frente a infecções. “Estudos mostram que a vacina da BCG tem a capacidade de treinar essa imunidade. Dessa forma, vou estudar qual mecanismo ela usa para isso acontecer”, completa.

Por Nayane Breder / Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed

Por ASCOM Funed