A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizou nesta terça-feira, dia 11/06, um Webinário para lançar livro“Nada será como antes: invenções cotidianas para o Cuidado em Liberdade nas Redes de atenção psicossocial”, da editora ESP-MG. O Webinário foi transmitido pelo Youtube da Escola e já está disponível para quem não pôde acompanhar ao vivo.

O webinário foi promovido pela Coordenação de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da ESP-MG e teve como objetivo dialogar sobre temas do campo da saúde mental que foram abordados no livro, como a sustentação da política de saúde mental fundamentada no cuidado em liberdade, a promoção de cidadania, as relações entre arte, cultura e saúde mental e a educação permanente em saúde mental.

A publicação foi organizada pelas trabalhadoras da ESP-MG, Alessandra Rios, Ana Regina Machado, Luzmarina Morelo e Priscila Moraes e pelo estagiário Gustavo Ribeiro e também por duas ex-alunas da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola, Suzana de Gontijo e Jamile Alves.

No livro, estruturado em quatro sessões e com 564 páginas, estão reunidos um conjunto de 39 textos sobre o cuidado em liberdade em saúde mental nas redes de atenção psicossocial de diferentes municípios e regiões de Minas Gerais.  Ele está dividido por seções que privilegiam ora a formação, ora a gestão, ora o cuidado e a clínica.

Reprodução: YouTube


O conteúdo do livro foi elaborado por autoras e autores que são trabalhadores e trabalhadoras, ex-alunos e ex-alunas da ESP-MG, militantes antimanicomiais, usuárias dos serviços de saúde mental, docentes, supervisores e supervisoras, pesquisadores e pesquisadoras que partilham princípios que fundamentam práticas no campo da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS)

Inspiração

O Webinário de lançamento do livro foi iniciado e conduzido pela trabalhadora da ESP-MG e uma das autoras, Ana Regina Machado, que comentou sobre a relevância da obra. Ela agradeceu a todas as pessoas que contribuíram, com a ideia inicial, com a escrita, na produção, até o lançamento. Ana Regina enfatizou sobre a relevância da publicação, que conseguiu sintetizar experiências diversas de pessoas trabalhadoras, docentes, usuárias, pesquisadoras e militantes com a saúde mental no estado.
Ana Regina ressaltou que buscaram inspiração nas canções de Milton Nascimento e seus parceiros tanto para escolher o título do livro, “Nada será como antes...”, quanto para nomear as quatro sessões que o compõe.

A música “Nada será como antes”, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos compõe o disco Clube da Esquina, lançado em 1972, pela Gravadora Emi-Odeon. Machado também destacou que a foto utilizada na capa do livro foi cedida por Isabella Cristina Barral Faria Lima e os bordados fotografados foram feitos pelas mulheres do Coletivo Linhas do Horizonte, a partir da proposição de Gláucia de Fátima Batista.

Juntamente com Ana Regina Machado, que é psicóloga, doutora em saúde coletiva, trabalhadora e docente na ESP-MG, outras quatro autoras estiveram presentes no Webinário e dialogaram sobre os diferentes temas abordados no livro: a Suzana de Almeida Gontijo, terapeuta ocupacional, Especialista em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial e trabalhadora da rede de atenção psicossocial de Ouro Preto (MG); a Rosalina Martins Teixeira, psicóloga, Especialista em Saúde Mental, supervisora clínica-institucional e militante da luta antimanicomial; a Daniela de Melo Gomes, terapeuta ocupacional, mestra em dança e trabalhadora da rede de atenção psicossocial de Belo Horizonte e a Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelley,  psicóloga, doutora em psicologia clínica, consultora e supervisora clínico-institucional em saúde mental e assistência social e coordenadora do núcleo de estudos em psicanálise e educação, em Poços de Caldas/ MG.

Acompanharam o Webinário, gestores e trabalhadores da rede de atenção psicossocial, movimentos sociais, representantes do Controle Social do SUS, estudantes, docentes e pesquisadores interessados no campo da saúde mental.

Por Vívian Campos/ ESP-MG