Coordenadores e referências técnicas em saúde bucal de municípios da área abrangida pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participaram de uma reunião técnica de alinhamento realizada pela Coordenação de Atenção à Saúde (CAS). Dentre os assuntos abordados, uma atualização sobre as diretrizes dos serviços pela Rede de Atenção à Saúde Bucal (Rasb) e a apresentação de uma experiência exitosa de prevenção ao câncer de boca.

A reunião foi realizada em 29 de maio no auditório da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), com apresentações das referências técnicas em Atenção Primária à Saúde (APS) na área de saúde bucal, Eliene Marques da Rocha e Lenise Maria Amorelli.

Elien Rocha, referência técnica em Saúde Bucal da SRS Passos

A apresentação de Eliene Rocha foi sobre o “Projeto de teleconsultoria em estomatologia para o estado de Minas Gerais” e a “Atualização do fluxo de encaminhamento da odontologia hospitalar”. Lenise Amorelli fez uma explanação da “Nova metodologia de cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde”, conforme a portaria nº 3.493/2024 do Ministério da Saúde, e uma introdução sobre o tema “Prevenção do Câncer Bucal”.

Segundo as referências da CAS, a reunião técnica foi uma oportunidade para informar e dialogar com os profissionais da saúde bucal sobre a atualização das diretrizes que regem os serviços que constituem a Rasb.

“As reuniões são essenciais por possibilitarem o esclarecimento de dúvidas, alinhamento de fluxos e momentos de troca de experiências entre os profissionais dos municípios. E são importantíssimas para o aprimoramento e qualificação da oferta das ações de saúde bucal nos territórios”, avalia Eliene Rocha.
“A reunião promove um espaço de diálogo, que permite aos profissionais construírem em conjunto ações e estratégias que resultam na melhoria da oferta do cuidado integral, resolutivo e de qualidade da Rede de Atenção à Saúde Bucal”, afirma Lenise Amorelli.

A reunião técnica teve representantes de vários municípios da área de abrangência da Regional de Saúde de Passos

Prevenção ao câncer bucal
A reunião técnica contou também com a apresentação de uma experiência exitosa de ação para a prevenção do câncer de boca. Segundo Lenise Amorelli e Eliene Rocha, o objetivo foi estimular o compartilhamento das estratégias realizadas. Ainda conforme as referências da SRS Passos, essa iniciativa valoriza o empenho dos municípios e seus profissionais na organização e desenvolvimento das ações da Semana Nacional de Prevenção do Câncer de Boca (que acontece na primeira semana de novembro).

A experiência exitosa foi apresentada pela equipe de Coordenação Municipal de Saúde Bucal de São Sebastião do Paraíso, representada na reunião pela coordenadora Fernanda Caproni de Oliveira Carvalho Lourencini, e pela gerente do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Jeceli Tondineli Giacchero. Elas falaram sobre os métodos aplicados e os resultados obtidos durante a Semana Nacional de Prevenção do Câncer de Boca em novembro de 2023, para conscientizar a população sobre a importância do autoexame bucal e da avaliação periódica com o dentista.

A experiência de São Sebastião do Paraíso ainda trouxe outro resultado, que foi a identificação precoce de usuários com lesões suspeitas, por meio dos exames clínicos realizados pelos cirurgiões dentistas durante as ações da semana de prevenção. “Após o diagnóstico positivo para câncer bucal, o tratamento precoce favoreceu aos usuários um desfecho satisfatório, sem comprometimento da qualidade de vida”, informaram as profissionais na apresentação.

Por Enio Modesto / Fotos: Ascom SRS Passos