No último sábado (8/6), foi realizado o dia D de vacinação contra a poliomielite nos municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora. A campanha tem como público-alvo crianças de um a quatro anos de idade que deverão ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) mesmo se já receberam o imunizante em outros momentos. Já para as crianças menores de um ano, que recebem a Vacina Injetável da Poliomielite (VIP), a recomendação é avaliar a necessidade de acordo com a situação da caderneta de vacinação.

Segundo informações disponibilizadas pelo painel de Cobertura Vacinal do Ministério da Saúde, neste ano, 30.712 crianças fazem parte da população alvo da campanha nas microrregiões de saúde de Lima Duarte, Santos Dumont, Juiz de Fora, São João Nepomuceno/Bicas, com abrangência de 37 municípios.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS de Juiz de Fora, Schirley Santana Medeiros, pontua que a intensificação da vacinação contra a poliomielite deve ser feita para a redução do risco da reintrodução do vírus no país. O Brasil não registra casos da doença há 22 anos. “Com o Dia D, a expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e reforçar medidas para a erradicação da doença. A meta de vacinação é de 95% da população alvo em crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Se não cumprirmos a meta, podemos ter uma porta aberta para a reintrodução da doença”, ponderou.

Para Fernanda Matoso, referência técnica em Imunização da SRS Juiz de Fora, a mobilização do dia D é uma nova oportunidade para reforçarmos a importância que as vacinas têm tanto para a saúde individual quanto para a saúde coletiva. “Neste momento, a campanha contra a poliomielite procura reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, que causa a paralisia infantil, e é de suma importância, pois estamos em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral (VOP) para um reforço com a vacina inativada (VIP)”explicou.

Mobilização do Dia D
Dentre os 37 municípios de abrangência da SRS/Juiz de Fora, 33 realizaram o dia D no sábado (8/6) e outros quatro vão realizar ações no decorrer da semana.

Em Juiz de Fora, o Dia D da campanha contra a poliomielite foi realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da Igreja Bairu e também do Centro de Vigilância em Saúde. Foram imunizadas 2.897 crianças menores de cinco anos contra a poliomielite. O município aproveitou o Dia D, para atualizar o cartão de vacinas do público, como vacina contra influenza e também contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

No município de Goianá, o Dia D da campanha teve a participação do trenzinho da vacinação, com o tema “Quem ama vacina”, que passeou com as crianças pelas ruas da cidade. Em Passa Vinte, as crianças que foram ser vacinadas puderam aproveitar para brincar na cama elástica e também comer pipoca.

Já no município de Rio Novo, as equipes de vacinação se uniram para mobilizar e ampliar a cobertura vacinal do público-alvo da campanha. Em Bocaina de Minas e Guarará, o Zé Gotinha esteve presente para alegrar a criançada e incentivar a vacinação. Em Oliveira Fortes, foi realizado o Ranchão do Povo, com brincadeiras e muita diversão. Maripá de Minas realizou o Arraiá do Zé Gotinha.

No município de Piau, as crianças vacinadas receberam o certificado de coragem. Olaria realizou uma festa junina da Escola em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Em Belmiro Braga, São João Nepomuceno e Lima Duarte, as crianças também marcaram presença nas ações da campanha de vacinação.

A poliomielite
A poliomielite é uma doença causada pelo vírus poliovírus que invade o sistema nervoso e, nos casos mais graves, pode causar paralisia. É uma doença muito contagiosa, ou seja, é transmitida de pessoa para pessoa de forma muito rápida. Afeta principalmente crianças menores de cinco anos, mas também pode acometer adultos. A vacina faz parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

Por Roseli de Oliveira Alves / Fotos: Divulgação secretarias municipais de saúde