A Campanha Nacional contra a poliomielite vai até 14/6 e terá o seu Dia D neste sábado, 8/6. Crianças de um a quatro anos de idade deverão ser vacinadas com a dose oral (VOP - em gotinha) mesmo se já receberam o imunizante em outros momentos. Já para as crianças menores de um ano, a recomendação é avaliar a necessidade de acordo com a situação da caderneta de vacinação.

Nos 54 municípios que compõem o Triângulo Mineiro há 102.318 crianças de um a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que devem receber a dose oral e 23.921 crianças menores de um ano que devem atualizar o esquema vacinal.

Vacinação poliomielite VOP

Segundo informações disponibilizadas pelo painel de Cobertura Vacinal do Ministério da Saúde, neste ano, o Triângulo Mineiro tem 88,69% de cobertura de vacinação contra a poliomielite em crianças de até um ano de idade e 83,35% entre 1 a 4 anos de idade. A cobertura vacinal preconizada é igual ou acima de 95%, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“Gotinha do amor”, foi assim que a mãe de Cecília Cunha Molinero, a servidora pública, Lilian Cunha, explicou para a pequena como seria a vacina. Aos três anos de idade, a criança já compareceu, acompanhada pela mãe e irmã mais velha, na Unidade Básica de Saúde (UBS) para tomar a dose oral. A mãe reforça que os pais e responsáveis devem se mobilizar para a campanha. “Devido às baixas coberturas nos últimos anos, estamos expostos ao surgimento de casos de poliomielite e, para que isso não ocorra, é importante que as nossas crianças estejam vacinadas”, disse Cunha.

Reforço no estoque das vacinas e Dia D
Há toda uma logística envolvendo a vacinação. As doses são entregues pelo Ministério da Saúde (MS) para os estados e, posteriormente, para os municípios que traçam as estratégias locais, vacinando nas Unidades de Saúde ou em pontos estratégicos. Antes de iniciar a campanha, as Secretarias Municipais de Saúde do Triângulo Mineiro receberam aproximadamente 45 mil doses da vacina contra a poliomielite para reforçar o estoque.

A referência técnica em imunização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, Leila de Paula Caixeta, destaca que é preciso o envolvimento da comunidade para alcançar a meta de 95% de cobertura na campanha. “Nós, enquanto saúde, fazemos esta logística de disponibilizar a vacina para a população, capacitamos as equipes e monitoramos a aplicação das doses; mas é imprescindível que os pais e responsáveis procurem um ponto de vacinação e levem as crianças menores de cinco anos”.

Ela ainda ressaltou a oportunidade do Dia D. “Muitos pais, que trabalham durante a semana, terão a oportunidade, neste próximo sábado, dia 8/6, pois a maioria dos municípios no Triângulo Mineiro terá vacinação nas Unidades de Saúde”, finalizou Caixeta.

Poliomielite
A poliomielite é uma doença altamente infecciosa causada pelo polivírus que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em questão de horas. O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio da via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um veículo comum (por exemplo, água ou alimentos contaminados) e multiplica-se no intestino.

O último caso de poliomielite no Brasil foi em 1989, e o país foi certificado livre do poliovírus selvagem em 1994. No entanto, em 2023, foi classificado como de alto risco para reintrodução do vírus e por isso, a vacinação é crucial.
A vacina contra a poliomielite faz parte do calendário de rotina do PNI, é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. Os adultos devem levar as crianças até a unidade básica de saúde mais próxima, com o cartão de vacinação.

Para saber mais informações, acesse o site: www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas/polio

Por Sara Braga e Vitória Caregnato (estagiária sob supervisão) / Fotos: Lilian Cunha - arquivo pessoal