O Norte de Minas inicia o mês de junho com uma grande conquista: o início das atividades do Hospital do Câncer de Janaúba – Marcone Cleber Silva Oliveira. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros participou da inauguração, realizada no dia 31/5.

O início das atividades do hospital marca a implantação da terceira Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), sediada no Norte de Minas. Até então, os serviços de alta complexidade em oncologia eram centralizados na Santa Casa e no Hospital Dilson Godinho, sediados em Montes Claros, atendendo demandas de 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte.

03.06.2024-Hospital do Câncer Janaúba 2 - Lillian Tararam

A superintendente regional de saúde, Dhyeime Marques, ressalta que o Hospital do Câncer de Janaúba foi um projeto muito esperado e que se tornou realidade. “Ter um serviço de tamanha complexidade sendo inaugurado em um município polo de microrregião de saúde é motivo de orgulho para todos. Por ano, mais de R$ 6 milhões serão investidos na nova unidade hospitalar, garantindo novo incremento financeiro no território, além de possibilitar o acesso da população a tratamentos, melhor qualidade de vida e agilidade na assistência aos pacientes oncológicos”, disse.

Por sua vez, durante a solenidade de inauguração do Hospital do Câncer, o secretário de Saúde de Janaúba, Helvécio Campos de Albuquerque, ressaltou que a iniciativa faz parte do projeto estratégico iniciado em 2020 pela administração municipal, visando melhorar os serviços de atenção primária e de média complexidade, além de dotar a microrregião de serviços de alta complexidade em saúde. Além de tratamento oncológico, os novos serviços que estão sendo viabilizados pelo Hospital Regional de Janaúba contemplam as áreas de neurocirurgia, neurologia e hemodinâmica (área que se propõe a diagnosticar e tratar disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses).

03.06.2024-Hospital do Câncer Janaúba 1 - Lillian Tararam

Para a implantação do serviço de oncologia, o secretário observou que foi de fundamental importância a política descentralizadora de serviços de saúde implementada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Esta política descentralizadora busca trazer para as diversas regiões do estado assistência de alta qualidade não baseada apenas na escala populacional, concentrada na maioria das vezes nos grandes centros urbanos. Com essa iniciativa, a SES-MG assegura colocar em prática o segundo princípio fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS) que é a garantia do acesso da população ao direito de ter atendimento integral à saúde, por meio da interiorização dos serviços”, pontuou o secretário.

Além do apoio da administração municipal, de parlamentares e profissionais de saúde na implantação da Unacon em Janaúba, Helvécio Albuquerque lembrou que “a superintendência Regional de Saúde de Montes Claros desenvolveu trabalho de fundamental importância tanto no apoio à iniciativa como nos momentos decisivos. A superintendente Dhyeime Marques foi firme ao assegurar que as normativas da Secretaria de Estado da Saúde seriam cumpridas, não a favor dos amigos, mas sim, para os necessitados”, lembrou o secretário.

O serviço
Para a implantação do Hospital do Câncer de Janaúba foram investidos cerca de R$ 3 milhões. A previsão do secretário municipal de Saúde é de que, de forma gradativa, serão realizados mil atendimentos mensais.

Inicialmente serão realizados atendimentos clínicos e cirurgias oncológicas, envolvendo equipe de vinte profissionais de diversas áreas da saúde, entre eles médicos, enfermeiros e farmacêuticos. Em um prazo de dois anos, a previsão é de que os atendimentos oncológicos sejam completados com a realização de radioterapia.

Por Pedro Ricardo / Fotos: Lillian Tararam/SRS Monte Claros