A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, realizou, no dia 29/5, uma reunião sobre saúde bucal na Atenção Primária à Saúde (APS) e também nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). O evento ocorreu no auditório da SRS e teve como público-alvo os membros do Comitê Gestor dos Centros de Especialidades Odontológicas da SRS Juiz de Fora, os coordenadores municipais de Saúde Bucal, referências técnicas municipais de Saúde Bucal e também profissionais de saúde bucal na APS.

A reunião teve como principal objetivo apresentar as cotas físicas e vagas para as especialidades odontológicas que cada município tem pactuadas com os Centros de Especialidades Odontológicas e também o fluxo para encaminhamento de pacientes para estes serviços.

Reunião saúde bucal na SRS Juiz de Fora

A referência técnica em saúde bucal da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS) da SRS Juiz de Fora, Letícia Ferreira de Carvalho, apresentou quem são os membros da coordenação e o trabalho realizado pelo Comitê Gestor dos CEOs de abrangência da Regional.

Segundo a técnica, o Comitê de Gestão da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas da SRS Juiz de Fora foi instituído em 2023 e conta com representantes dos sete CEOs da nossa região, bem como profissionais de saúde bucal da Atenção Primária à Saúde, além de representação da própria regional de saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) Regional. “O trabalho do comitê tem sido de grande importância para a qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada (AEE) em saúde bucal, buscando organizar os fluxos de referência e contrarreferência dentro desta rede, além de levantar outras questões que necessitam de discussão para melhorar a resolubilidade da assistência odontológica” observou.

A referência técnica em saúde bucal do município de Juiz de Fora, Bianca Landim, esclareceu sobre as cotas físicas nos Centros de Especialidades Odontológicas referentes às vagas por município e por especialidade e o fluxo de encaminhamentos de pacientes. Na oportunidade, a referência técnica também esclareceu dúvidas dos participantes, orientou sobre questões pertinentes do tema e realizou uma introdução sobre o documento Diretrizes de Referência e contrarreferência para os CEOs, que será tema da próxima reunião. Já a referência do CEO do município de São João Nepomuceno, Renata Knop, esclareceu sobre as vagas e o fluxo de encaminhamento do CEO da microrregião de Saúde de São João Nepomuceno/Bicas.

Para a coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da SRS Juiz de Fora, Thais Pereira Goulart Soranço, estes eventos, onde se permite a interação e contribuição entre profissionais da Atenção Primária à Saúde e do Centro de Especialidade Odontológica são extremamente ricos. A coordenadora, os dois pontos de atenção têm benefícios com estas ações. “É possível esclarecer dúvidas, alinhar condutas, compartilhar experiências, melhorar o fluxo existente e com tudo isso aprimorar e qualificar cada vez mais os serviços ofertados aos usuários do SUS”, ponderou.

O CEO
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) são uma expansão das ações realizadas na Atenção Primária à Saúde. A implantação do Centro de Especialidades funciona por meio de parceria entre estados, municípios e o Governo Federal. O usuário, quando necessário, pode ser encaminhado ao CEO de sua referência, onde receberá o cuidado ambulatorial e especializado referente à saúde bucal.

Os CEOs estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços: diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção de câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais.

Por Roseli de Oliveira Alves / Foto: Thais Pereira Goulart Soranço