A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, por meio do setor de Imunização do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), realizou, em 23/5, reunião de alinhamento para inclusão da vacina Covid-19 Monovalente XBB na Estratégia de Vacinação contra a covid-19. A pauta também tratou da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2024 e da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, iniciada na última segunda-feira (27/5). O público-alvo da reunião constituiu-se de coordenadores municipais de Imunização, técnicos responsáveis pelas salas de vacina e referências da vacinação antirrábica dos 30 municípios da área da SRS Ponte Nova.

Em relação ao novo imunizante contra a covid-19, a referência técnica de Imunização da SRS Ponte Nova, Sandra Ribas, orientou os presentes com base em informe técnico do Ministério da Saúde (MS), com foco no esquema vacinal, farmacovigilância, registro de doses, distribuição da vacina, acolhimento e organização da Atenção Primária à Saúde (APS) com base no microplanejamento, além de chamar a atenção para não se perder oportunidades de vacinação. “Desde 24/5 estamos realizando a distribuição de um montante de 4.550 doses da XBB Spikevax aos nossos municípios e é muito importante que as equipes municipais se atentem para os grupos proprietários e os esquemas vacinais correspondentes, conforme preconizado no informe do MS”, instruiu.

29.05.2027 - SRS Ponte Nova - vacinas-Tarsis Murad

Sandra Ribas complementou sua fala mencionando sobre os Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação e Imunização (ESAVI), bem como a validade do imunobiológico. “Após descongelamento, a validade da XBB Spikevax é de trinta dias. Depois da abertura do frasco, o prazo é de 19 horas”, salientou.

Poliomielite
Sobre a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite 2024, a referência técnica em Imunização da SRS informou que o período de realização proposto é de 27/5 a 14/6, com Dia D marcado para 8/6, tendo como população-alvo as crianças menores de cinco anos de idade. “Crianças abaixo de um ano deverão ser vacinadas de acordo com a situação vacinal encontrada para o esquema primário. Crianças de 1 a menores de 5 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada (VIP) do esquema básico”, acrescentou.

Dentre os objetivos da estratégia, estão: reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil e empreender esforços para a erradicação da poliomielite, oportunizar acesso às vacinas, reduzir os bolsões de não vacinados e aumentar as coberturas vacinais e a homogeneidade.

Antirrábica animal
A pauta da Campanha de Vacinação Antirrábica Anual 2024 foi conduzida pela coordenadora do Nuvepi, Thiany Silva Oliveira, que informou que os municípios da SRS irão receber doses de acordo com o planejamento realizado. “A vacinação ocorrerá nos meses de julho e agosto, com recebimento previsto das doses a partir do final de junho. Em 2023, a cobertura vacinal na área da SRS foi de 100% da população canina e 88% da população felina”, comentou. Sobre a execução da campanha, uma próxima reunião será agendada para alinhamento das ações de campo a serem realizadas pelos agentes de endemias.

A coordenadora ainda salientou que o objetivo maior da reunião foi reforçar a importância da rede de frio como responsável pela qualidade do armazenamento do imunobiológico, já que a vacina animal requer os mesmos cuidados que a vacina humana. “Temos que nos atentar com o transporte, o armazenamento, a técnica de aplicação e os cuidados que devem ser seguidos conforme protocolos, a fim de garantir a eficácia da vacina e o bloqueio de transmissão da raiva de cães e gatos para o ser humano”, pontuou.

Nos últimos trinta anos (1993-2023), foram notificados 39 casos de raiva humana no estado de Minas Gerais, sendo que em 2012 foi registrado um caso na área de abrangência da SRS Ponte Nova (município de Rio Casca).

Por Tarsis Murad / Fotos: Tarsis Murad