O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, participa, até o dia 2 de junho, das discussões da Assembleia Mundial da Saúde, encontro anual promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que acontece em Genebra, na Suíça.

Com o lema “Todos pela saúde, saúde para todos”, o evento aborda temas como a erradicação da tuberculose, importância do controle social, o fundo de pandemias e as alterações climáticas e os impactos na área da saúde.

Fábio Baccheretti, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), acompanhado do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, participou de reunião com representantes da Emergency Medical Teams (EMT/OMS), Flavio Salio e Camila Philbert Lajolo para debater como a saúde pode atuar melhor frente ao grande desafio que significam os desastres por alterações climáticas.

“A reunião teve como desdobramento elaborarmos, junto com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Conasems e o Ministério da Saúde do Brasil, uma publicação para enfrentarmos esses desastres e assim conseguirmos dar uma resposta mais eficaz e rápida em relação a essas catástrofes que podem acontecer cada vez mais. Precisamos nos organizar, antes, durante e depois desses eventos", destacou Baccheretti.

Para Hisham Hamida, é fundamental que o Brasil tenha um plano de contingência nacional para emergências de desastres naturais. “Queremos fortalecer e trabalhar em parceria para a criação de um plano de enfrentamento a esses desastres que tanto afetam estados e municípios”, afirmou.

As discussões da Assembleia Mundial da Saúde também vão abordar a nova estratégia da OMS para a saúde global 2025-2028, que discute o impacto na saúde de megatendências como as alterações climáticas, o envelhecimento, a migração e avanços na ciência e tecnologia.

Por Jornalismo SES-MG