A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre participou, no dia 27/5, da inauguração de uma nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em Camanducaia. O atendimento do Samu é realizado na região pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião Sul de Minas (Cissul).

A SRS Pouso Alegre foi representada na cerimônia de inauguração por meio da superintendente regional de Saúde de Pouso Alegre, Adriana Ferreira e do coordenador de Redes de Atenção à Saúde da SRS Pouso Alegre, Lucas Botazini.

27.05.2024-Base Camanducaia2 - Otávio Coutinho

Para Adriana Ferreira, a implantação da nova base do Samu trará uma melhora no tempo de resposta ao cidadão que necessitar do serviço. “É o avanço da saúde no Sul de Minas. É a SES-MG, por meio da SRS Pouso Alegre, tornando real o Sistema Único de Saúde (SUS) ideal. Além da cidade de Camanducaia, a base descentralizada do Samu atenderá também aos municípios circunvizinhos”.

Vanessa Tiemi, secretária municipal de Saúde de Camanducaia, destacou os benefícios da nova base para a população nos casos de urgência e emergência. “São 26.000 habitantes em nosso município, fora o distrito de Monte Verde, com 5.000 habitantes, e as cidades vizinhas que serão contempladas com esse novo serviço e com um atendimento mais rápido”.

27.05.2024-Base Camanducaia4 - Otávio Coutinho
Segundo o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião Sul de Minas (Cissul/Samu), Filipe Augusto, é a décima base que está sendo inaugurada recentemente. “A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da SRS Pouso Alegre, tem uma importância muito grande, pois mais de 50% dos recursos do Samu são custeados pela SES-MG, além de nos ajudar na parte burocrática. Além disso, as novas bases irão atender a população e ampliar em 30% nosso atendimento", pontuou o secretário.

Novas bases do Samu
No dia 26/4, em Varginha, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou da entrega de 30 novas ambulâncias ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Macro Região do Sul de Minas (Cissul/Samu). Foram entregues 20 ambulâncias para renovação de frota e dez para a ampliação de novas bases descentralizadas. Outras bases também foram inauguradas em Munhoz, no dia 27/04, em Heliodora e São João da Mata, no dia 3/5, além de Pedralva e Delfim Moreira, no dia 10/5.

Por Otávio Coutinho/ Fotos: Otávio Coutinho