No dia 24/5, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares realizou a primeira de quatro Oficinas de Gestão de Projetos e Processos direcionadas aos servidores e desenvolvida por estagiários estudantes de Engenharia de Produção. O objetivo é preparar as equipes para, após a definição dos respectivos Objetivos Estratégicos setoriais, desenvolverem um gerenciamento mais otimizado das iniciativas e rotinas. A primeira agenda contou com 17 participantes que se beneficiaram não somente dos aspectos conceituais, mas puderam também trabalhar movimentos de integração.

Esta ação é parte de um esforço maior de aprimoramento da gestão na SRS Governador Valadares, alinhada com as diretrizes estabelecidas na Reunião Gerencial de Coordenadores, realizada em 10/5. Nesse encontro, foram definidas metas e prioridades com base no Planejamento Estratégico da Secretaria Estadual da Saúde (SES-MG), na qual as oficinas de gestão de projetos e processos são vistas como passos essenciais ao desenvolvimento profissional dos times de trabalho, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços de saúde pública na região Leste de Minas Gerais.

Primeiro ciclo de Oficinas de Gestão de Projetos e Processos da SRS Governador Valadares

Samira Brito Viana, da coordenação de Atenção Primária à Saúde (APS), destacou a clareza das informações e a produtividade da oficina, bem como a colaboração entre os participantes: "A oportunidade foi extremamente produtiva, esclarecedora e de metodologia de fácil entendimento. Foi um momento singular, com colaboração e participação dos parceiros, reforçando nosso espírito de equipe na SRS. As informações compartilhadas e as estratégias discutidas serão fundamentais para o sucesso dos nossos futuros projetos. Estou confiante de que, com a dedicação e o trabalho conjunto que vimos hoje, alcançaremos excelentes resultados."

A oficina abordou diversos temas, como a importância de ajustar os projetos aos objetivos estratégicos da instituição; as etapas, desde o planejamento até a execução e monitoramento; gestão de processos e cadeia de valor; estratégias para a análise de atividades, entregas e coerência destas atividades em relação às competências setoriais.

Primeiro ciclo de Oficinas de Gestão de Projetos e Processos da SRS Governador Valadares

Thalles Miguel Procopio Soares Bento, do Núcleo de Vigilância Sanitária, expressou seu entusiasmo com o conteúdo abordado e a dinâmica das atividades: "Eu gostei muito dos conceitos apresentados e as dinâmicas fizeram a gente entender e discutir como é desenvolver um projeto e executar processos".

Com a conclusão desta e das futuras oficinas, espera-se que os participantes estejam ainda mais preparados para contribuir de maneira eficiente ao alinhamento estratégico dos projetos e processos da SRS Governador Valadares. As habilidades em comunicação, trabalho em equipe e gestão serão fundamentais para alcançar o máximo de resultados com a atual estrutura de implementação institucional, pensando sempre em fazer chegar ao cidadão leste mineiro o melhor resultado possível, a partir das políticas da SES-MG.

Por Sarah Monteiro - estagiária sob supervisão / Fotos: Sarah Monteiro