Referências técnicas e profissionais de fonoaudiologia e gestores municipais de saúde participaram de uma capacitação com a equipe do Centro Especializado em Reabilitação (CER III) do Hospital Universitário Alzira Velano na segunda-feira (20/5). O objetivo do evento foi alinhar o fluxo de atendimento aos pacientes dos municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, pela Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD).

A capacitação foi promovida pela Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) e foi realizada no auditório da SRS Passos. “Com o intuito de reunir as referências técnicas, os fonoaudiólogos e os profissionais dos municípios ligados à RCPD, a capacitação buscou alinhar o fluxo de atendimento dos serviços credenciados, auditivo e visual”, explica a referência técnica da SRS Passos, Douglas Oliveira Avelar.

Equipe técnica de reabilitação auditiva e visual ministra capacitação na SRS Passos

Segundo a superintendente regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, o encontro da equipe técnica do CER III do Hospital Universitário Alzira Velano representou uma oportunidade de capacitar e, principalmente, de estreitar os laços e fortalecer a rede, aproximando os profissionais e contribuindo para que o atendimento e a atenção sejam mais eficientes. “Acompanhar a jornada do usuário pode ser eficiente com estratégias bem definidas”, disse.

Ainda conforme Kátia Gonçalves, além de ter sido produtivo, o encontro serviu também para firmar a proposta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de formação das redes, fortalecendo a referência e contrarreferência entre o CER III e os pontos das redes nos territórios. “Na rede, todos os profissionais que a compõem são responsáveis pelo resultado, desde o primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até os serviços de alta complexidade”, avalia.

Em sua participação na capacitação, a coordenadora do CER III, fonoaudióloga Sanyelle Silva Pinheiro, explicou como funciona o fluxo de atendimento na modalidade auditiva, ressaltando a importância dos critérios de encaminhamento dos pacientes pelos municípios para eficiência e agilidade dos serviços. Ainda, segundo ela, a capacitação deve ser realizada periodicamente para atualizar os profissionais quanto ao funcionamento dos serviços, como para preparar aqueles que não tiveram a oportunidade para se capacitarem.

“Nós trabalhamos em rede. O programa tem que ser executado em forma de rede. Se essa rede falha em algum ponto, esse paciente se perde na rede, e aí ele deixa de ter assistência”, disse Sanyelle Pinheiro.

Com a capacitação, o CER III propôs o alinhamento com os municípios para estabelecer o fluxo do atendimento, identificando os responsáveis e as referências dos serviços, para que a rede seja organizada. “O que é importante é o município manter o contato com o serviço, com o prestador. Esse prestador deve passar esse tipo de informação para fazermos o acolhimento seja nos serviços, seja no município de origem”, justificou.

Também da equipe do CER III, a oftalmologista Marina Helena Bertazza Jorge explicou o funcionamento do serviço da modalidade visual, falou dos principais problemas quanto ao encaminhamento dos pacientes e instruiu os profissionais quanto aos protocolos da assistência. A capacitação teve também a participação de Claudilene Pereira, fonoaudióloga da Junta Reguladora da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência (JRRCPD), da Secretaria Municipal de Alfenas.

O CER III é credenciado pela Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG) para atender pacientes de Alfenas e as demais cidades sul-mineiras, nas modalidades físico, auditivo, estomias e visual, pela RCPD. Os serviços são prestados por equipes multidisciplinares, conforme a modalidade. Os pacientes são atendidos através do Sistema Único de Saúde (SUS) e, se for necessário, são contemplados com os recursos ópticos, auditivos e próteses.

Por Enio Modesto / Fotos: Ascom SRS Passos