A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esteve presente, por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, nesta sexta-feira 24/5, no 1º Simpósio sobre Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

O evento foi realizado no Theatro Municipal Capitólio e organizado pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) do Conselho Municipal de Saúde de Varginha (CMSV). Pela SRS participaram: Patrícia Carneiro, referência técnica em saúde do trabalhador; Demétrio Junqueira, coordenador de vigilância em saúde; Thayane Viana, comunicação social; e Luiz Paulo Riceputi Alcântara, superintendente, sendo os dois últimos também membros do CMSV.

24.05.2024-Varginha -cistt2

O conselheiro do CMSV, Célio Ferreira, explica que o simpósio teve o objetivo de chamar a atenção para os cuidados com a saúde do trabalhador, que envolve aspectos ergonômicos, ambientais, físicos e psicológicos. “O Conselho de Saúde é o órgão máximo de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS). A nossa Comissão Intersetorial trabalha com uma grande diversidade de setores, contando com o apoio de universidades, Ministério Público do Trabalho, sindicatos, como o dos servidores públicos municipais e Central Única dos Trabalhadores (CUT) aqui presentes e tantos outros trabalhadores que contribuem muito com as nossas discussões”, detalhou.

Durante a abertura do evento, o superintendente de Saúde da SRS Varginha enfatizou o cuidado em saúde sob a ótica municipal, estadual e federal. “A Secretaria Estadual de Saúde está fortalecendo seus quadros de autoridades sanitárias, o que certamente impactará positivamente na vigilância em saúde, nesse trabalho intersetorial que ultrapassa o setor saúde, envolvendo o setor previdenciário, bem como o Ministério Público do Trabalho, sendo fundamental para que a gente tenha um ambiente de trabalho seguro, salutar”.

Luiz Paulo Riceputi Alcântara complementou que todo esse trabalho é importante para que as pessoas consigam, de fato, se desenvolver profissionalmente com direitos garantidos e implementados, tendo como foco a promoção da saúde e a prevenção de agravos à saúde do trabalhador, sem negligenciar a necessária reabilitação daqueles acometidos por doenças ocupacionais”, destaca Luiz Paulo.

O prefeito municipal de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, mencionou os desafios de gerenciamento da saúde diante das diversas necessidades para que ela seja garantida integralmente às pessoas, diante das necessidades físicas, materiais e mentais. “A legislação determina que o município invista 15% das receitas correntes líquidas em saúde e, em Varginha, nós já ultrapassamos a casa de 30% e, nesse ano, acredito que deve chegar a 36%, pelo nosso planejamento”, mencionou.

A importância da gestão tripartite, onde municípios, estado e união atuam em conjunto, foi explicada por Vérdi Lúcio Melo. “Recentemente enfrentamos a pandemia de covid-19 e agora estamos vivendo a nossa maior epidemia da dengue. Doenças que afetaram a saúde física e mental de toda a população, mas que exigiram um esforço imensurável principalmente dos nossos trabalhadores da saúde”, concluiu.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi / Foto: Thayane Viana