A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni realizou no dia 10/5, uma oficina para discutir os critérios de elegibilidade para pleitear a habilitação de Sala de Estabilização (SE). “Esse momento registra o início das discussões no qual foram apresentados os critérios de elegibilidade e respectivas pontuações para pleitear a habilitação do serviço no território”, explica a coordenadora de Redes de Atenção à Saúde (Cras) da SRS de Teófilo Otoni, Ana Luísa Pinheiro.

Dos 32 municípios pertencentes à área de abrangência da SRS Teófilo Otoni, 23 manifestaram o interesse no pleito e atenderam aos critérios estabelecidos, contemplando assim a pontuação necessária.

14.05.2024-Teófilo Otoni 1

A Sala de Estabilização é um local de assistência temporária a pessoas em situação grave de saúde para posteriormente encaminhá-las a outros pontos da Rede de Atenção, considerando a complexidade clínica e traumática do paciente.

Ana Luísa Pinheiro ressalta os benefícios que esse serviço irá proporcionar ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da macrorregião de Saúde Nordeste. “Tendo em vista as grandes distâncias geográficas da macro Nordeste, que dificultam o acesso em tempo oportuno às portas de Urgência e Emergência, nas Salas de Estabilização são aplicadas técnicas e protocolos para manter as funções vitais enquanto se aguarda tratamento mais especializado, aumentando a chance de vida desse paciente”, pontua a coordenadora da Cras.

14.05.2024-Teófilo Otoni 3

O próximo passo é levar a lista ao conhecimento e aprovação do Comitê Gestor de Urgências e Emergências das Macrorregiões Nordeste e Jequitinhonha. Em seguida, pactuar na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Macrorregião Nordeste. Se aprovado, o processo segue para o Ministério da Saúde (MS) habilitar ou não o serviço.

Por Déborha Ramos Goecking