Técnicos da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha estiveram no dia 26/03 em Conceição do Rio Verde para uma visita de orientação ao município para a implantação de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A SRS Varginha foi representada na visita técnica pelo superintendente Luiz Paulo Riceputi Alcântara; a coordenadora de Atenção à Saúde, Thaís André Britto; a referência técnica em Saúde Bucal, Caroline Alves Amaro, e o arquiteto da Vigilância Sanitária, Elber Silvério Pereira. Eles se reuniram com o prefeito, Pedro Paulo; o vice-prefeito, Flávio Carneiro; a secretária municipal de Saúde, Elizabete Silva, e a coordenadora de Saúde Bucal, Suelen Alves Hess.

27.03.2024 -CEO Conceição Rio Verde 2

O superintendente da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, explica que "a possibilidade de instalação de um CEO tipo I em Conceição do Rio Verde garantirá a assistência odontológica especializada a um conjunto de municípios situados na microrregião de Saúde de São Lourenço, sanando um relevante vazio assistencial no território”. Para além de Conceição do Rio Verde, os atendimentos seriam para moradores dos municípios de Aiuruoca, Seritinga, Serranos, Carvalhos, Cruzília, Minduri, Caxambu e Baependi.

“O Estado de Minas Gerais participa do financiamento desses relevantes pontos de atenção, auxiliando no custeio para qualificação da oferta de serviços nesses ambulatórios odontológicos especializados, contribuindo com a assistência terapêutica integral ao cidadão mineiro”, destaca Luiz Paulo.

O CEO tipo I deve oferecer minimamente as seguintes especialidades: endodontia, estomatologia, cirurgia, periodontia e atendimento do paciente com necessidades especiais.

A referência técnica em saúde bucal da SRS Varginha, Caroline Amaro, relatou que já foi realizada reunião com a gestora, detalhamento da Resolução estadual, em relação aos critérios de implantação, número de consultórios odontológicos, de profissionais necessários, bem como a meta de produção de cada uma das especialidades mínimas do CEO e sobre seu financiamento.

Quando o projeto de implantação for aprovado pela Vigilância Sanitária, o município precisará enviar documentos e atender a requisitos para a solicitação da implantação do CEO junto ao Ministério da Saúde (MS).

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi / Foto: Ascom Prefeitura Conceição do Rio Verde