O Dia D de enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti ocorreu no sábado, dia 23 de março, mobilizando mais de 800 mil pessoas, segundo dados do Censo de 2022 do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 13 municípios a região central de Minas Gerais.

Com apoio da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS-BH), Esmeraldas, Juatuba, Lagoa Santa, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo e Ribeirão das Neves realizam blitz educativa, mutirão de limpeza, distribuição de material informativo, passeatas, caminhadas, entre outras atividades de promoção à saúde.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Unidade Regional de Belo Horizonte (URS-BH), Talita Chamone, é necessário ter uma visão ampla na ação de controle às arboviroses. “A população deve estar sempre informada sobre as doenças transmitidas pelos animais e participar ativamente das ações de prevenção e controle no cotidiano. Por exemplo, as pesquisas mostram que 90% dos focos do Aedes aegypti são encontrados nos domicílios, portanto ao alcance de eliminação pelos próprios moradores.”

Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de São Joaquim de Bicas, Camila Nunes Delfino, ressalta o papel da mobilização social no contexto da saúde pública, uma vez que o Dia D faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas em nosso município visando ao controle e prevenção das arboviroses. “A mobilização social é uma importante ferramenta de sensibilização da população e é uma ação que não deve deixar de ser realizada em detrimento da realização das demais medidas, uma vez que a educação é a base de tudo”. Delfino afirma que, o evento que ocorreu entre 8h 10h30, no bairro Tereza Cristina, teve por objetivo sensibilizar a população sobre as medidas de prevenção e os cuidados com a dengue, chikungunya e zika. “Realizamos blitz educativa, distribuímos material gráfico, além das exibições de músicas temáticas e ações de agentes de endemias com caracterização do mosquito”. A coordenadora municipal de zoonoses a importância do envolvimento da população na prevenção e combate ao Aedes. “A participação da população é fundamental não apenas no Dia D, mas todos os dias”.

Por Leandro Heringer