Para dar continuidade às ações propostas para o combate às arboviroses pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), as quatro microrregiões do território da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora receberam replicação da Oficina de Qualificação de Manejo Clínico.

Os municípios de cada microrregião puderam participar da oficina num dia específico. A microrregião de Saúde de Juiz de Fora foi a primeira a receber a oficina, no dia 28/2. No dia 29/9 foi a vez da microrregião de Saúde de Santos Dumont. Em seguida, no dia 5/3, foi a vez da microrregião de Saúde de Lima Duarte. O ciclo de oficinas foi concluído no dia 6/3, na microrregião de saúde de Bicas/São João Nepomuceno.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde, da SRS Juiz de Fora, as oficinas têm grande relevância no atual cenário epidemiológico. "Por meio da oficina é que podemos reforçar com os profissionais da assistência e equipe técnica as diretrizes e atualizações recentes em relação ao manejo clínico das doenças, como aquelas transmitidas pelo Aedes", explicou.

Oficina em São João Nepomuceno

A qualificação tem ênfase em acolhimento e classificação de risco, prova do laço, hidratação, sinais de alarme, exames laboratoriais, acompanhamento e monitoramento dos pacientes. "O objetivo de abordar essas questões é para que o paciente seja tratado de forma segura. O tratamento bem feito evita o agravamento da doença e principalmente o óbito", completou.

Mais ações para o combate à dengue

Com o crescente número de casos confirmados e prováveis de dengue no estado de Minas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, tem buscado medidas para combater o mosquito e conscientizar a população.

Ainda em março será realizado o segundo DIA D da campanha 'Minas Unida Contra o Mosquito", no dia 23/3, com 32 municípios do território da Regional de Juiz de Fora confirmados. Já nos dias 26 e 27 de março haverá o evento macrorregional "Qualificação em arboviroses: manejo clínico e Planos de Contingência".

Por Jonathas Mendes