Preparar os profissionais médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de saúde para aplicar cuidados e tratamentos adequados para pacientes com dengue, zika ou chikungunya foi a temática de duas capacitações promovidas pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá. Promovidas em datas distintas para as microrregiões de Saúde de Muriaé (28/2) e Ubá (29/2), a “Qualificação em Manejo Clínico para as Arboviroses” obteve mais de 300 inscrições, somados os dois momentos, de profissionais que atuam em unidade de Saúde da Família, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais e Atenção Especializada.

O evento insere-se dentro da estratégia Minas Unida contra o mosquito, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e buscou reforçar o repasse de orientações aos gestores e profissionais de saúde dos 31 municípios que compõem a GRS Ubá, visando o melhor atendimento para pacientes com suspeita de arboviroses – dengue, chikungunya e zika. As palestras foram conduzidas por pessoas que foram qualificadas em Belo Horizonte, na SES-MG, para esta função, sendo eles dois servidores da GRS Ubá  e dois médicos atuantes na Estratégia Saúde da Família de Divinésia e Ubá.

Capacitação Muriaé

Elis Regina de Oliveira Mattos,  coordenadora de Atenção à Saúde da GRS Ubá, relatou que “A participação de médicos que estão na função de atendimento, na ponta do serviço, trouxe uma proximidade com o público, que visualizou seu trabalho através das explicações deles. Neste momento de alta transmissão, o mais importante é que os profissionais de Saúde estejam cientes de como cuidar de pacientes com suspeita de arboviroses, pois procedimentos como hidratação e identificação precoce de sinais de alarme podem ser cruciais para a boa evolução dos casos”, pontuou Elis.

Programação

A replicação para o manejo clínico das arboviroses foi apoiado pela Faminas e do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (Unifagoc), faculdades que ofertam cursos da área de Saúde em Muriaé e Ubá, respectivamente, e que cederam espaço físico para realização dos eventos. Na abertura, foi apresentado o cenário epidemiológico a nível de estado e regional, por Fábio Vieira Ribas, coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Ubá. Logo depois, o manejo clínico da dengue foi abordado pelo médico Jorge Lucas Schettino Dias do Nascimento Pinto, que atuava em uma Unidade de Saúde do município de Divinésia. Ainda na parte da manhã, foi apresentado o manejo da zika por Elis Regina de Oliveira Mattos, coordenadora de Atenção à Saúde da GRS Ubá.

No período da tarde houve a explicação do manejo da chikungunya com a médica Anna Cláudia Moreira Pires, que trabalha em uma Unidade de Saúde de Ubá. Logo após foram abordadas a Organização dos serviços de saúde e as Orientações sobre exames laboratoriais, por Elis Regina e Fábio Ribas, respectivamente.

Por Keila Lima / Fotos: Marcela Azevedo