Montes Claros vai sediar, nas próximas segunda e terça-feira, 4 e 5 de março, o Seminário Qualificação das Arboviroses – Manejo Clínico e Planos Municipais de Contingência. O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai reunir mais de 400 gestores municipais de saúde, coordenadores de vigilância em saúde e de atenção primária, referências técnicas de mobilização social, médicos e enfermeiros que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, explica que o objetivo do seminário é reforçar o repasse de orientações aos gestores e profissionais de saúde dos 86 municípios que compõem a macrorregião Norte, visando conter o avanço dos casos notificados de arboviroses – dengue, chikungunya e zika.

29.02.2024-Montes Claros - UBS Montes Azul

“Diante do considerável aumento de casos notificados de doenças transmitidas neste ano pelo Aedes aegypti em todo o estado, o seminário possibilitará aos gestores e profissionais de saúde trocar experiências e atualizar informações sobre a implementação dos planos de contingência elaborados no ano passado. Além disso, a atualização de médicos e enfermeiros no atendimento de pacientes nas unidades de saúde constitui outra iniciativa de fundamental importância visando evitar que pessoas acometidas por arboviroses evoluam para situações de saúde mais graves, com isso potencializando o risco de óbito”, pontua Agna Menezes.

Programação

Segunda-feira, dia 4, o seminário será realizado a partir das 9 horas, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). A abertura da programação, voltada para a participação de secretários municipais de saúde, coordenadores de vigilância e de atenção primária e a referências técnicas de mobilização social, contará com a participação do subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prodoscimi.

Em seguida, a referência técnica da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses (Cevarb), Roseli Gomes, apresentará o cenário epidemiológico deste ano e os documentos orientadores de atuação dos municípios. As ações de mobilização social serão apresentadas pela referência técnica da SRS Montes Claros, Lillian Tararam. Na sequência, Agna Menezes falará sobre a atuação do Cievs no Norte de Minas.

A partir das 13h30, a matriz de responsabilidade do controle das arboviroses será apresentado por Fabiano Pimenta, referência técnica da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O tema também será abordado por Roseli Gomes, do Cevarb e por Kátia Ramos, da subsecretaria de Redes de Atenção à Saúde da SES-MG.

O primeiro dia do seminário será encerrado com a apresentação dos fluxos assistenciais da macrorregião de Saúde Norte de Minas. Participarão referências técnicas das SRS Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora.

Manejo clínico

Terça-feira, dia 5/3, o seminário será realizado no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams). O foco será voltado para o repasse de orientações a médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), visando a atualização de informações sobre o manejo clínico de pacientes com suspeita de terem contraído alguma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

A programação será aberta às 9 horas, com apresentação do médico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montes Claros, Mariano Fagundes, falando sobre a classificação de risco de pacientes com suspeita de arbovirose e, especificamente, de pessoas acometidas por dengue.

A partir das 13h30, o seminário terá continuidade com o médico Mariano Fagundes detalhando as condutas sobre o manejo clínico de pacientes com chikungunya e febre amarela.

Em seguida o diagnóstico e acompanhamento laboratorial será apresentado por Clarissa Fernandes Gomes, referência técnica do Laboratório Macrorregional da SES-MG. A programação será encerrada com a apresentação da Rede de Referência e Fluxos Assistenciais nas unidades regionais de saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora.

Por Pedro Ricardo / Foto: Ascom - Prefeitura de Monte Azul